31 julho 2013

Vale a pena tentar manter um blog de cinema?

Ao longo de quase quatro anos de Rick's Cinema nunca senti uma vontade tão grande de abandonar o barco como hoje. É verdade que ao longo dos anos o blog conheceu várias paragens, mas não é menos verdade que se tornou quase sempre impossível desistir de abandonar este espaço, onde posso fazer algo que me dá um enorme prazer: escrever sobre cinema. Sim, os textos nem sempre saem como pretendido, existem outros espaços de enorme qualidade que fazem melhor aquilo que efectuo no Rick's Cinema, mas é um prazer enorme atirar-me ao teclado, bater nas teclas e começar a construir alguns textos com a minha opinião, publicar notícias, etc. As críticas não são profissionais, não pretendem influenciar os gostos cinéfilos dos leitores e têm apenas como objectivo reflectir o que penso sobre os filmes, sempre com algum fundamento e a minha habitual inabilidade para escrever pouco. Ao longo dos anos as críticas continuam algo manhosas, mas bem melhores do que ao início, fui conhecendo outros bloggers, realizadores, actores e actrizes, ou seja, arranjei um passatempo que pode ocupar tempo, mas raramente me fez pensar que andava a perder tempo da minha vida... até hoje.

Quando me encontrava em pleno Google a pesquisar se uma crítica minha tinha sido indexada ou não, deparo-me com a presença de um site chamado Cartaztvcine.com, que copia as minhas críticas, bem como as de bloggers como Tiago Ramos do Split Screen e João Pinto do Portal Cinema, não citando fontes, como se as pessoas em questão escrevessem para lá. Ou seja, os textos que me levam horas a escrever, são copiados em segundos e colocados por alguém anónimo, certamente com pouca vida própria, que mostra o quão desprotegidos os textos de um blog podem estar. Confesso que é algo que me deixou perplexo, chocado e com uma enorme vontade de acabar com este meu pequeno vício. Toda a minha dedicação a este espaço pode ser copiada por alguém e as medidas para me proteger, apesar de existirem são bastante frágeis, algo que me leva a pensar que tudo o que faço por aqui não faz sentido. Claro que este caso ainda deixou exposta outra das limitações da Internet, com o meu nome a ser utilizado de forma abusiva e sem permissão, como se eu fosse colaborador de um site cuja actividade passa por copiar textos.

Agora a questão que se coloca é: vale a pena continuar a actualizar o blog para depois ser copiado? Valerá a pena perder horas a escrever críticas para depois ver os meus textos noutros sites como se tivessem sido escritos para os mesmos? A resposta é claramente não e o mais provável é que se esta situação não se resolver o Rick's Cinema fique em causa, pois apesar de ser um blog colectivo, está dependente de uma pessoa, cujo feitio nem sempre é o melhor e não está para aturar este tipo de situações. Respondendo à pergunta do título: Sim vale a pena manter um blog de cinema, sim vale a pena fazermos aquilo que gostamos, mas o mesmo não se aplica a vermos o nosso espaço a ser alvo de copy/paste de gentes desconhecidas, que nada têm a ver com esta minha paixão pelo Cinema. Uma paixão que dura ao longo de vários anos, que me tem conduzido a procurar ver todo o tipo de filmes, independentemente do seu ano de lançamento, nacionalidade, género e críticas alheias. Pelo meio encontrei várias surpresas agradáveis, outras nem por isso, mas tudo faz parte de um processo de descoberta cinéfila, onde muito tenho para aprender e a única certeza é que poderei chegar aos 80 anos e não terei visto todos os filmes que queria visionar.

Se o Rick's Cinema vai acabar? Por enquanto não. Se os textos continuarem a ser copiados pode acabar? É uma probabilidade muito forte. O Mundo não acaba se o Rick's Cinema terminar, nem eu vou deixar de ver filmes e continuar a gostar de Cinema. Para quem copia, ainda fica com um espólio considerável de material para copiar, cuja qualidade nem é merecedora de tal acto, eu é que não irei contribuir para os meus textos serem copiados por alguém, cuja dignidade será certamente menos elevada que os excrementos do meu cão. Pior do que tudo isto é efectuar uma denúncia ao Google e esta ser rejeitada, ou seja, tudo o que eu escreva pode ser copiado.

Copiem também este texto. Assinado: Uma pessoa que leva horas a escrever os seus textos e não está para ver os mesmos copiados noutros sites. 

P.S. - Entretanto os textos foram retirados do dito site. No entanto, ficaram expostas as fragilidades de um blog de cinema.


Trailer e poster de "Lone Survivor"

Foi divulgado o primeiro trailer, bem como o primeiro poster de "Lone Survivor", o novo filme realizado por Peter Berg ("Battleship"). Podem ver o trailer no final do post (via Collider).

"Lone Survivor" é realizado por Peter Berg ("Hancock"), e conta no elenco com Taylor Kitsch ("John Carter"), Mark Wahlberg ("Ted"), Ben Foster ("3:10 to Yuma"), Emile Hirsch ("Into the Wild"), Eric Bana ("Hanna") e Alexander Ludwig ("The Hunger Games").

O enredo do filme é inspirado no livro ""Lone Survivor: The Eyewitness Account of Operation Redwing and the Lost Heroes of SEAL Team 10", de Marcus Lutrell, e centra-se na história verídica de como Lutrell (Wahlberg) e a sua equipa dos SEAL rechaçou uma emboscada talibã durante uma missão para matar um líder terrorista no Afeganistão. A sinopse da obra literária, de acordo com a Amazon, é a seguinte:

«Quatro Navy SEALS norte-americanos partiram numa noite límpida, no início de Julho de 2005, para a fronteira montanhosa entre o Afeganistão e o Paquistão para uma missão de reconhecimento. A sua tarefa era documentar a actividade de um líder da al Qaeda que, de acordo com alguns rumores, estaria muito perto de Bin Laden com um pequeno exército num quartel militar talibã. Cinco dias mais tarde, apenas um dos Navy SEALS conseguiu regressar.
  Esta é a história do único sobrevivente da Operation Redwing, do líder de equipa SEAL Marcus Lutrell e do extraordinário confronto que este liderou contra a maior perda de vidas da história dos Navy SEALS. Os seus colegas de equipa lutaram valentemente ao seu lado até este ser o único sobrevivente, tendo sido projecto pela explosão de um RPG para um local onde os seus perseguidores não conseguiram encontrar. Nos próximos quatro dias, terrivelmente magoado e presumivelmente morto, Lutrell rastejou durante quilómetros, através das montanhas, tendo sido recebido por simpáticos aldeões que arriscaram as suas vidas para o manter a salvo dos circundantes guerreiros talibãs.»

"Lone Survivor" estreia a 27 de Dezembro de 2013, nos EUA. Podem seguir o Rick´s Cinema no Facebook em: https://www.facebook.com/RicksCinema


Trailer de "Jackass Presents: Bad Grandpa"

A Paramount Pictures lançou (via Collider) o primeiro trailer de "Jackass Presents: Bad Grandpa", um filme realizado por Jeff Tremaine. Podem ver o trailer no final do post.

"Jackass Presents: Bad Grandpa" volta a colocar Johnny Knoxville como Irving Zisman, um personagem com 85 anos de idade, que esteve presente nos anteriores filmes da saga. Desta vez, Irving vai contar com a companhia de Billy (Jackson Nicoll), o seu neto com oito anos de idade.

"Jackass Presents: Bad Grandpa" estreia a 25 de Outubro de 2013, nos EUA. Podem acompanhar o Rick's Cinema no Facebook em: https://www.facebook.com/RicksCinema


Poster e trailer de "Haunter"

Foi divulgado o primeiro trailer, bem como o primeiro poster de "Haunter", o novo filme realizado por Vincenzo Natali ("Splice"). Podem ver o trailer no final do post (poster e trailer via The Film Stage).

"Haunter" foi realizado por Vincenzo Natali ("Splice"), através do argumento de Brian King e Matthew Brian King. O filme conta no elenco com Abigail Breslin, Stephen McHattie, Peter Outerbridge, Michelle Nolden, David Hewlett, entre outros.

O enredo de "Haunter" centra-se em Lisa (Abigail Breslin), uma jovem que se encontra morta e procura a todo o custo comunicar com os novos residentes da casa que habitava, tentando evitar que estes tenham o mesmo destino que se abateu sobre si, ou seja, a morte.

O filme ainda não tem uma data de estreia definida. Podem acompanhar o Rick's Cinema no Facebook em: https://www.facebook.com/RicksCinema



Trailer estendido de "Elysium"

Já está on-line um trailer com mais de três minutos de duração de "Elysium", um filme protagonizado por Matt Damon. Podem ver o novo trailer de "Elysium" no final do post (via JoBlo). "Elysium" estreia em Portugal a 15 de Agosto de 2013.

O filme é realizado por Neill Blomkamp ("District 9"), através do argumento do próprio. "Elysium" conta no elenco com Jodie Foster ("The Beaver"), Matt Damon ("Green Zone"), Sharlto Copley ("The A-Team"), Alice Braga ("Predators"), Diego Luna ("Milk"), Wagner Moura ("Tropa de Elite").

Sinopse: No ano 2159, existem duas classes de pessoas: os muito ricos, que vivem numa estação espacial chamada Elysium, e os outros, que vivem num planeta Terra superpovoado e arruinado. A secretária Rhodes (Jodie Foster), uma dura oficial do Governo vai procurar fazer de tudo para cumprir com as leis anti-imigração e preservar o estilo de vida luxuoso dos cidadãos de Elysium. Isso não impede que a população da Terra continue a utilizar todos os meios possíveis, para tentarem entrar na estação. Quando o azarado Max (Matt Damon) é encurralado, este é coagido a aceitar uma missão de grande dificuldade, que no caso de ser bem sucedida poderá trazer a igualdade entre estes dois mundos polarizados.

"Elysium" estreia no dia 9 de Agosto de 2013, nas salas de Cinema Norte-Americanas. Podem seguir o Rick´s Cinema no Facebook em: https://www.facebook.com/RicksCinema


Trailer de "Why Don't You Play in Hell", o novo filme de Sion Sono


Foi divulgado um novo trailer de "Why Don't You Play In Hell", o novo filme realizado por Sion Sono. Podem ver o trailer no final do post (via Twitch).
 
"Why Don't You Play in Hell" (Jigoku de naze warui) é realizado por Sion Sono ("Land of Hope"), através do argumento do próprio. O filme conta no elenco com Jun Kunimura, Shinichi Tsutsumi, Fumi Nikaido, Tomochika, Hiroki Hasegawa, Gen Hoshino, entre outros.

Sinopse: Muto (Jun Kunimura) e Ikegami (Shinichi Tsutsumi) são dois gangsters que se odeiam mutuamente, apesar deste último estar apaixonado por Michiko (Fumi Nikaido), uma actriz que é filha de Muto. Enquanto isso, Muto procura satisfazer o desejo da sua esposa (Tomochika) de ver a filha integrar o elenco de um filme. 
 Koji (Gen Hoshino) é apenas um transeunte desconhecido, que é confundido por um realizador de cinema. É então que Koji pede a Hirata (Hiroki Hasegawa), um realizador de cinema independente, que seleccione Michiko como protagonista do seu filme. No entanto, tudo promete correr mal.

"Why Don't You Play in Hell" vai ser exibido no Festival de Veneza 2013. Podem acompanhar o Rick's Cinema no Facebook em: https://www.facebook.com/RicksCinema


Trailer de "American Hustle"

Foi divulgado o primeiro trailer de "American Hustle", o novo filme realizado por David O. Russell. Podem ver o trailer no final do post.

"American Hustle" é realizado por David O. Russell e conta com o argumento da autoria de Eric Warren Singer ("The International"). O filme conta no elenco com Jennifer Lawrence ("Silver Linings Playbook"), Bradley Cooper ("Silver Linings Playbook"), Jeremy Renner ("The Avengers"), Amy Adams ("Man of Steel"), Christian Bale ("The Dark Knight Rises"), Louis C.K. ("Louie"), Alessandro Nivola ("Goal"), Elisabeth Rohm ("Transit"), Jack Huston ("Comboio Noturno Para Lisboa") e Michael Peña ("End of Watch").

O enredo de "American Hustle" é inspirado na operação ABSCAM do FBI. A história desenrola-se durante os anos 70, e acompanha Mel Weinberg (Cooper), um vigarista que tem de ajudar o FBI a resolver um caso de corrupção. O caso irá levar o personagem e a equipa a locais tão diferentes como Atlantic City e Washington D.C., numa operação que levou à queda de vários elementos do Congresso norte-americano.

"American Hustle" estreia a 13 de Dezembro de 2013, nas salas de cinema norte-americanas.  Podem seguir o Rick´s Cinema no Facebook em: https://www.facebook.com/RicksCinema 


Várias imagens e fotos do set de "About Time" (Dá Tempo ao Tempo)

Foram divulgadas (via The Playlist) várias imagens e fotos do set de "About Time", o novo filme do realizador Richard Curtis. Podem ver as imagens e fotos no final do post. "About Time" estreia em Portugal a 12 de Setembro de 2013, com o título "Dá Tempo ao Tempo".

"About Time" é realizado por Richard Curtis ("Love Actually"), através do argumento do próprio, e conta no elenco com  Rachel McAdams ("Passion"), Domhnall Gleeson ("Harry Potter and the Deathly Hallows"), Bill Nighy ("Payne & Redemption"), Tom Hollander ("Byzantium"), Margot Robbie ("Pan Am"), Lydia Wilson ("Black Mirror") e Vanessa Kirby ("Wasteland").

O enredo de "About Time" centra-se num homem (Domhnall Gleeson) que procura conquistar a mulher dos seus sonhos (Rachel McAdams) enquanto efectua constantes viagens no tempo. 

Podem seguir o Rick´s Cinema no Facebook em: https://www.facebook.com/RicksCinema


Estreias da semana - 1 de Agosto de 2013

Boa-tarde e bem-vindos a mais um post das estreias da semana.

A partir de amanhã, dia 1 de Agosto, vamos ter seis novos filmes nas nossas salas de vários géneros e feitios.

De três deles, já temos crítica no blog:

Sobre o iraniano "Uma Família Respeitável", realizado por Massoud Bakhshi, o Aníbal escreveu o seguinte: «O título "Uma Família Respeitável" não deixa de ser algo curioso se tivermos em conta os acontecimentos do filme: o protagonista guarda ressentimentos antigos, o pai engravidou outra mulher e abriu uma linha familiar "pouco respeitável", as disputas de poder no interior da família arriscam-se a ter contornos trágicos, entre outros elementos. Massoud Bakhshi pode não nos apresentar a "Uma Família Respeitável", mas oferece-nos uma obra que merece todo o nosso respeito e atenção, que se junta aos vários bons exemplares que têm vindo a surgir do Irão

"A Gaiola Dourada", o filme luso-francês que já fez algum furor em França, também já foi visto pelo nosso crítico de serviço, que gostou do filme em questão. Eis um excerto da sua crítica: «Quem também já é nosso é "A Gaiola Dourada", uma comédia que respeita e dignifica os nossos emigrantes, que utiliza os estereótipos com uma enorme sensibilidade e deixa vir ao de cima o talento de actores e actrizes como Joaquim de Almeida, Rita Blanco e Maria Vieira. Esperamos que "A Gaiola Dourada" não seja como Pauleta, um dos convidados especiais do filme, um futebolista sempre mais respeitado em França do que em Portugal. "A Gaiola Dourada" não merece tal desfeita por parte do público, ou não estivéssemos perante uma das comédias mais agradáveis de 2013, que promete ser um sucesso não só em França, mas também em Portugal

O Aníbal também gostou bastante do filme de terror "Hóspedes Indesejados", que no geral tem sido bem recebido por parte da crítica. Eis uma parte do texto que ele lhe dedicou: «Ao longo de "The Innkeepers", Claire e Luke procuram por um espírito de outro mundo, por uma entidade que salve o hotel, anime as suas rotinas aborrecidas e dê um rumo às suas vidas, algo que não deixa de ser irónico, ou não estivéssemos a falar de um espírito, de uma entidade sem vida, que deveria ser temida e não alvo de curiosidade. Ti West não ambiciona tanto, não quer encontrar espíritos do outro mundo, mas sim desenvolver um filme de terror que assenta as suas forças nos personagens e não nos sustos, nos diálogos e não no gore, e se torna uma proposta bastante interessante para o género

Os restantes filmes são "Um Homem de Família", que parece contar com uma excelente interpretação, como de costume, de Michael Shannon; "Smurfs 2", que dispensa de apresentações; e "Submarino Fantasma", que apesar da solidez do seu elenco tem sido bastante mal recebido por onde tem passado.

E por hoje é tudo. Boa semana, bons filmes, boas férias, tudo de bom.

Uma Família Respeitável

Título original: Yek Khanévadéh-e Mohtaram

Género: Drama

Realização: Massoud Bakhshi

Argumento: Massoud Bakhshi

Elenco: Babak Hamidian, Mehrdad Sedighian, Ahou Kheradmand, Mehran Ahmadi, Parivash Nazarieh, Behnaz Jafari, Mehrdad Ziai, Yazdan Jamshidi, entre outros.

Imdb / Rotten Tomatoes / Rick's Cinema (4)

Sinopse (Take): Arash é um jovem académico que vive no Ocidente. Regressa ao Irão para dar aulas em Shiraz, uma cidade longe de Teerão onde a mãe vive. Arrastado para uma série de dramas familiares e financeiros, enfrenta um país que agora lhe é estranho. Na sequência da morte do pai e ao descobrir aquilo em que a sua "família respeitável" se transformou, vê-se forçado a fazer escolhas.

Trailer





A Gaiola Dourada

Título original: La Cage Dorée

Género: Comédia

Realização: Ruben Alves

Argumento: Ruben Alves, Hugo Gélin e Jean-André Yerles

Elenco: Joaquim de Almeida, Rita Blanco, Maria Vieira, Barbara Cabrita, Lannick Gautry, Chantal Lauby, Jacqueline Corado, Roland Giraud.

Imdb / Rotten Tomatoes / Rick's Cinema (3.5)

Sinopse (Take): Num dos melhores bairros de Paris, Maria e José Ribeiro vivem há cerca de 30 anos na casa da porteira no rés-do-chão de um prédio da segunda metade do século XIX. Este casal de imigrantes portugueses é querido por todos no bairro: Maria uma excelente porteira e José um trabalhador da construção civil fora de série. Com o passar do tempo, este casal tornou-se indispensável no dia-a-dia dos que com ele convivem. São tão apreciados e estão tão bem integrados que, no dia em que surge a possibilidade de concretizarem o sonho das suas vidas, regressar a Portugal em excelentes condições, ninguém quer deixar partir os Ribeiro, tão dedicados e tão discretos. Até onde serão capazes de ir a sua família, os seus vizinhos e os patrões para não os deixarem partir? Mas estarão, a Maria e o José, verdadeiramente com vontade de deixar França e de abandonar a sua preciosa gaiola dourada?

Trailer de "A Gaiola Dourada": http://www.youtube.com/watch?v=MhgwJfc1TLw&feature=youtu.be


Hóspedes Indesejados

Título original: The Innkeepers

Género: Terror / Thriller

Realização: Ti West

Argumento: Ti West

Elenco: Sara Paxton, Pat Healy, Kelly McGillis, Lena Dunham, Alison Bartlett.

Imdb (5,5) / Rotten Tomatoes (79%) /  
Rick's Cinema (4)

Sinopse (Take): O famoso hotel Yankee Pedlar Inn está prestes a fechar as portas após mais de um século de existência. Muitos creem que este é um dos hotéis mais assombrados de Nova Inglaterra (EUA) e os dois últimos funcionários Luke (Pat Healy) e Claire (Sara Paxton), estão determinados a registar provas antes que o hotel feche as portas para sempre.
Com a data de fecho a aproximar-se, começam a chegar ao Pedlar Inn estranhos hóspedes que tornam ainda mais sombrio o ambiente do já bastante sinistro e obscuro hotel. Luke e Claire continuam a sua busca e começam a ter alarmantes experiências paranormais. Apreensivos e aterrorizados não percebem que as suas próprias vidas estão agora em risco e que apesar de toda a violência daquela experiência, eles serão apenas referências de rodapé na vasta lista de episódios inexplicáveis deste hotel.

Trailer





Um Homem de Família

Título original: The Iceman

Género: Biografia / Crime / Drama

Realização: Ariel Vroman ("Danika")

Argumento: David McKenna ("American History X", "Blow")

Elenco: Michael Shannon ("Jonah Hex"), Chris Evans ("The Avengers"), Winona Ryder ("Star Trek"), Ray Liotta, James Franco, David Schwimmer, Stephen Dorff, entre outros.

Imdb (7,1) / Rotten Tomatoes (68%)

Sinopse: O enredo de "The Iceman" é inspirado no livro "The Ice Man: Confessions of a Mafia Contract Killer", da autoria de Philip Carlo. O livro centra-se na história verídica de Richard "The Ice Man" Kuklinski, que durante quarenta anos levou uma vida dupla como assassino profissional e um sério pai de família, em New Jersey. Este congelava os corpos das vitimas, de forma a disfarçar o seu tempo de morte e assim enganar a policia.

Trailer





Os Smurfs 2

Título original: The Smurfs 2

Género: Animação / Comédia / Família

Realização: Raja Gosnell ("The Smurfs")

Argumento: J. David Stem, David N. Weiss, Karey Kirkpatrick, Jay Scherick e David Ronn

Elenco: Neil Patrick Harris, Jayma Mays, Sofia Vergara, Hank Azaria, Brendan Gleeson, Katy Perry, Jonathan Winters, Alan Cumming, Fred Armisen, George Lopez, Anton Yelchin, John Oliver, Christina Ricci e JB Smoove

Imdb / Rotten Tomatoes

Sinopse: O terrível feiticeiro Gargamel consegue criar duas criaturas malignas chamadas de "diabretes", estes são seres muito semelhantes aos Smurfs e foram criados para o feiticeiro conseguir alcançar a essência dos Smurfs. Quando Gargamel descobre que apenas um Smurf poderá dar-lhe aquilo pelo que anseia, este decide raptar Smurfette, a portadora de um feitiço secreto capaz de transformar os "Naughties" em Smurfs. Gargamel rapta Smurfette e leva-a para Paris, um local onde é adorado por milhões de pessoas, graças às suas habilidades como feiticeiro. Cabe a Papa, Clumsy, Grouchy e Vanity regressarem ao nosso Mundo e reunirem-se com Patrick e Grace Winslow para salvarem a amiga. Smurfette, que sempre sentiu-se deslocada dos outros Smurfs encontra algo que a liga aos "Naughties". Será que os Smurfs conseguirão convencer Smurfette que o amor que sentem por esta é Verdadeiramente Azul?

Trailer





Submarino Fantasma

Título original: Phantom

Género: Thriller

Realização: Todd Robinson ("Lonely Hearts")

Argumento: Todd Robinson ("Lonely Hearts")

Elenco: avid Duchovny, Ed Harris, William Fichtner, Sean Patrick Flanery, Johnathon Schaech, Lance Henriksen, Dagmara Dominczyk, Jason Beghe, Matt Bushell, Jason Gray-Stanford, Derek Magyar, Julian Adams, entre outros.

Imdb (5,7) / Rotten Tomatoes (25%)

Sinopse: O enredo de "Phantom" desenrola-se durante a Guerra Fria e acompanha o capitão (Ed Harris) de um submarino soviético, que se encontra a cumprir uma missão confidencial. Este é colocado à prova quando o submarino é tomado por um grupo rebelde do KGB, liderado pelo personagem de David Duchovny. 

Trailer

Vanessa Hudgens pode integrar o elenco de "The Kitchen Sink". Denis Leary confirmado

O The Wrap noticiou que Vanessa Hudgens ("Spring Breakers") encontra-se em negociações para juntar-se a Mackenzie Davis ("The F Word"), Nicholas Braun ("Red State"), Josh Fadem ("Awful Nice") e Chris Zylka ("The Amazing Spider-Man") no elenco principal de "The Kitchen Sink". A mesma fonte adianta  que Denis Leary ("The Amazing Spider-Man") está confirmado no elenco.

 O enredo de "The Kitchen Sink" centra-se num grupo de adolescentes, que faz uma aliança com vampiros e zombies para derrotarem um exército extraterrestre. Hudgens pode dar vida a uma adolescente popular, que vê a sua vida ficar em perigo quando os extraterrestres invadem a sua pequena cidade.

"The Kitchen Sink" será realizado por Robbie Pickering ("Natural Selection"), através do argumento de Oren Uziel. Podem seguir o Rick's Cinema no Facebook em: https://www.facebook.com/RicksCinema

"Gravity" - Poster IMAX

Foi divulgado mais um poster de "Gravity", um filme realizado por Alfonso Cuarón. O poster foi lançado para divulgar o filme nas salas IMAX.

O filme é realizado por Alfonso Cuarón ("Children of Men"), através do argumento deste em colaboração com o filho Jonas Cuarón. "Gravity" conta no elenco com Sandra Bullock e George Clooney.

 Sinopse: Sandra Bullock interpreta a Drª. Ryan Stone, uma brilhante engenheira médica durante a sua primeira missão espacial ao lado do veterano astronauta Matt Kowalsky (George Clooney). Numa operação de rotina, que deveria ser a última de Kowalsky antes da reforma, um desastre acontece e a nave é destruída. A dupla de protagonistas fica à deriva no espaço, indo ficar ligados apenas por um cabo. O silêncio ensurdecedor diz-lhes que perderam o contacto com a Terra e qualquer hipótese de serem resgatados. Enquanto o medo transforma-se em pânico e o oxigénio começa a escassear, a dupla percebe que a melhor forma de poder tentar regressar a casa é aventurarem-se na aterrorizadora vastidão do espaço.

"Gravity" estreia a 4 de Outubro de 2013, nos Estados Unidos da América. Pode acompanhar o Rick's Cinema no Facebook em: https://www.facebook.com/RicksCinema

Poster de "Paradise"

 Foi divulgado (via IMP Awards) um poster de "Paradise" (anteriormente "Lamb of God"), o filme que marca a estreia de Diablo Cody na realização cinematográfica. O poster centra-se nas personagens interpretadas por Julianne Hough, Octavia Spencer, Russell Brand, entre outros.

"Paradise" é escritor e realizado por Diablo Cody (argumentista de "Juno", "Jennifer's Body", "Young Adult" e da série "United States of Tara"). O filme conta no elenco com Julianne Hough ("Footloose"), Russell Brand ("Get Him to the Greek"), Octavia Spencer ("The Help"), Nick Offerman ("Parks and Recreation") e Holly Hunter ("Won't Back Down"), entre outros.

O enredo de "Paradise" centra-se numa jovem mulher (Hough) que perde a fé, após a queda de um avião e decide partir para Las Vegas, tendo em vista a explorar o lado selvagem da vida. Na sua jornada, esta conta com um improvável companheiro (Brand), que inadvertidamente ajuda a protagonista a redescobrir-se

O novo projecto de Diablo Cody marca a terceira colaboração entre a cineasta e a Mandate Pictures, após "Juno" e "Young Adult". "Paradise" estreia a 18 de Outubro de 2013, nos EUA. Podem acompanhar o Rick's Cinema no Facebook em: https://www.facebook.com/RicksCinema

Poster alemão de "Escape Plan"

Foi divulgado um poster alemão de "Escape Plan" (anteriormente "The Tomb"), o novo filme do realizador Mikael Håfström ("Derailed"). Poster via IMP Awards.

O enredo de "Escape Plan centra-se em Ray Breslin (Sylvester Stallone), uma autoridade a nível mundial na construção de prisões de segurança máxima. Após ter sido injustamente acusado por um crime que não cometeu, Ray tem de colocar em prática todos os conhecimentos que tem para fugir da prisão e descobrir quem o colocou atrás das grades. Schwarzenegger interpreta Emil Rottmayer, um presidiário que colabora com o protagonista na fuga da prisão. 

O filme é realizado por Mikael Håfström ("The Rite"), através do argumento de Miles Chapman e Jason Keller. "Escape Plan" conta no elenco com Arnold Schwarzenegger ("The Last Stand"), Sylvester Stallone ("The Expendables"),  Jim Caviezel ("Person of Interest"), Vincent D'Onofrio ("Law & Order: Criminal Intent"), Vinnie Jones ("Snatch"), Amy Ryan ("The Wire") e 50 Cent ("Get Rich or Die Tryin"), entre outros.

"Escape Plan" estreia a 18 de Outubro de 2013, nos Estados Unidos da América. Podem acompanhar o Rick's Cinema no Facebook em: https://www.facebook.com/RicksCinema

Eva Green e Josh Hartnett vão protagonizar uma série de John Logan, produzida por Sam Mendes

O Showtime confirmou hoje que a série "Penny Dreadful", que tinha sido anunciada há uns meses, vai ter como actores principais Eva Green e Josh Hartnett.

A série vai ser um assustador thriller psicológico criado e escrito por John Logan, o argumentista de filmes como "Hugo" ou "Skyfall", que vai ser também o seu produtor executivo em conjunto com Sam Mendes e Pippa Harris.

Hartnett vai interpretar Ethan Chandler, um norte-americano charmoso que se encontra preso nos cantos mais negros da Londres Vitoriana, enquanto Green vai ser Vanessa Ives, uma beleza sedutora e formidável cheia de segredos e de perigo.

Estão até agora confirmados oito episódios, sabendo-se que os dois primeiros vão ser realizados por Juan Antonio Bayona ("O Orfanato").

Ben Stiller pode realizar "The Current War". The Weinstein Co. negoceia para produzir e financiar o filme

O The Hollywood Reporter noticiou que The Weinstein Co. encontra-se em negociações para financiar e produzir "The Current War", um projecto que conta com o argumento de Michael Mitnick. Vale a pena recordar, que em Maio de 2012 foi noticiado que Timur Bekmambetov ("Wanted") adquiriu o argumento que se encontrava na Black List de 2011 (lista de melhores argumentos que não saíram do papel), tendo em vista a realizar o filme.

No entanto, o THR salienta que Timur Bekmambetov vai manter-se no projecto como produtor (ao lado Steve Zaillian e Garrett Basch) mas já não deve ficar no cargo de realizador. A mesma fonte adianta que vários realizadores encontram-se a rondar o projecto, sendo que Ben Stiller encontra-se entre as hipóteses.

O enredo de "The Current War" é inspirado livremente em episódios e figuras históricas, nomeadamente, na "Guerra das Correntes" entre Thomas Edison e George Westinghouse. O conflito entre Westinghouse e Edison ocorreu nas duas últimas décadas do século XIX. Os dois tornaram-se adversários devido à campanha publicitária de Edison pela utilização da corrente contínua para distribuição de eletricidade, em contraposição à corrente alternada, defendida por Westinghouse e Nikola Tesla.


"The Current War" ainda não conta com um cronograma definido. Podem acompanhar o Rick's Cinema no Facebook em: https://www.facebook.com/RicksCinema

David Oyelowo e David Gyasi no elenco de "Interstellar"

Será desta que o elenco de "Interstellar" fica fechado? De acordo com o The Wrap, David Oyelowo ("The Butler") e David Gyasi ("Cloud Atlas") vão integrar o extenso elenco do novo filme realizado por Christopher Nolan ("The Dark Knight Rises"). Não foram revelados detalhes em relação aos papéis da dupla.

 O filme conta ainda no elenco com John Lithgow ("Dexter"), Ellen Burstyn ("Requiem for a Dream"), Mackenzie Foy ("The Twilight Saga: Breaking Dawn – Part 2"), Timothee Chalamet ("Homeland"), Casey Affleck ("Ain't Them Bodies Saints"), Bill Irwin ("Rachel Getting Married"), Jessica Chastain ("Zero Dark Thirty"), Anne Hathaway ("The Dark Knigh Rises"),  Matthew McConaughey ("Mud"), Michael Caine ("Now You See Me"), Topher Grace (o eterno Eric Forman de "That 70's Show") e Wes Bentley ("The Hunger Games").

O argumento de "Interstellar" é inspirado nas teorias de Kip S. Thorne, um físico do Instituto de Tecnologia da Califórnia (CalTech), que é especialista na Teoria da Relatividade. O enredo do filme deve acompanhar um grupo de exploradores espaciais, que acaba por ir parar a outra dimensão, através de um wormhole no espaço.

O argumento original do projecto foi escrito por Jonathan Nolan ("The Prestige"). "Interstellar" estreia a  7 de Novembro de 2014, nos Estados Unidos da América. Podem acompanhar o Rick's Cinema no Facebook em: https://www.facebook.com/RicksCinema

30 julho 2013

Cinco clips de "Percy Jackson: Sea of Monsters"

Foram divulgados cinco clips de "Percy Jackson: Sea of Monsters", a aguardada sequela de "Percy Jackson & the Olympians: The Lightning Thief". Para facilitar a visualização dos clips, o Collider reuniu os mesmos num único player, que pode ser visionado no final do post.

O enredo de "Percy Jackson: Sea of Monsters" é inspirado no segundo volume da série literária criada por Rick Riordan. O livro já foi publicado em Portugal com o título "Percy Jackson e o mar dos Monstros". Quanto ao filme, tem a seguinte sinopse (via Big Picture): Baseado no fenómeno literário do autor Rick Riordan, "Percy Jackson e o Mar dos Monstros" continua a saga épica de um semideus para cumprir o seu destino. Para salvar o mundo, Percy e os seus amigos têm de encontrar o fantástico e mágico Velo de Ouro. Embarcando numa traiçoeira odisseia pelas desconhecidas águas do Mar dos Monstros, conhecido pelos humanos como o Triângulo das Bermudas, irão enfrentar criaturas aterradoras, um exército de zombies e o derradeiro Diabo.

"Percy Jackson: Sea of Monsters" é realizado por Thor Freudenthal ("Diary of a Wimpy Kid"), através do argumento de Scott Alexander e Larry Karaszewski (dupla de "Ed Wood"). O filme conta no elenco com Logan Lerman ("The Three Musketeers"), Brandon T. Jackson ("Thunderstruck"), Alexandra Daddario ("Parenthood"), Douglas Smith ("Big Love"), Missi Pyle ("The Artist"), Yvette Nicole Brown ("Repo Men"), Mary Birdsong ("Buried") e Nathan Fillion ("Firefly").

"Percy Jackson: Sea of Monsters" estreia no dia 16 de Agosto de 2013, nas salas de cinema norte-americanas. Podem acompanhar o Rick's Cinema no Facebook em: https://www.facebook.com/RicksCinema


Dois novos posters de "Lovelace"

O site http://perezhilton.com/ divulgou (via Coming Soon) dois novos posters de "Lovelace", o filme sobre a estrela de filmes pornográficos Linda Lovelace. Podem ver os posters no final do post. "Lovelace" estreia em Portugal a 28 de Novembro de 2013.

 O enredo de "Lovelace" tem como fonte o livro "The Complete Linda Lovelace", de Eric Danville, cuja história é contada através da perspectiva de três jornalistas que entrevistaram Lovelace durante vários estágios de sua vida. Depois de deixar a indústria pornográfica, Linda acusou Traynor de tê-la coagido, agredido, hipnotizado, e obrigado a protagonizar este tipo de filmes, entre os quais a Garganta Profunda.

O filme é realizado por Rob Epstein e Jeffrey Friedman ("Howl"), através do guião de W. Merritt Johnson. "Lovelace" conta no elenco com Juno Temple ("The Three Musketeers"), Wes Bentley ("American Beauty"), Sharon Stone ("Bobby"), Amanda Seyfried ("In Time") e Peter Sarsgaard ("Jarhead"), Hank Azaria ("The Simpsons"), Wes Bentley ("Gone"), Robert Patrick ("Walk the Line"), James Franco ("127 Hours"), Adam Brody ("The O.C."), Eric Roberts ("Heroes"), Chloë Sevigny ("Brown Bunny").

Podem acompanhar o Rick's Cinema no Facebook em: https://www.facebook.com/RicksCinema


Vídeo viral de "X-Men: Days of Future Past" promove os Sentinelas

Foi divulgado um vídeo viral de "X-Men: Days of Future Past" centrado na Trask Industries, a empresa de Bolivar Trask (Peter Dinklage). O vídeo viral promove a principal criação da Trask Industries, o robô Sentinela.

O filme reúne os mutantes da trilogia original com os mutantes de "First Class". "X-Men: Days of Future Past" será realizado por Bryan Singer ("X-Men" e "X2), através do argumento de Simon Kinberg ("X-Men: The Last Stand"). O filme conta no elenco com Ian McKellen, Patrick Stewart, Michael Fassbender, James McAvoy, Nicolas Hoult, Jennifer Lawrence, Hugh Jackman, Anna Paquin, Ellen Page, Shawn Ashmore, Peter Dinklage, Omar Sy, Halle Berry, Daniel Cudmore, Fan Bingbing, Evan Peters. 

"X-Men: Days of Future Past" é baseado no arco "Days of Future Past", da autoria de Chris Claremont e John Byrne. O filme tem a seguinte sinopse (via Sapo): O último grupo dos X-Men vai entrar numa guerra pela sobrevivência das espécies em dois períodos de tempo distintos, em “X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido”. As tão amadas personagens da trilogia original do filme "X-Men" vão unir forças e enviar Wolverine ao passado para alterar um acontecimento histórico, que poderá ter um importante impacto em humanos e mutantes.

Vale a pena realçar que o Vulture revelou recentemente alguns pormenores relacionados com os personagens do filme, numa notícia que pode ser lida: aqui. "X-Men: Days of Future Past" estreia em Portugal a 22 de Maio de 2014, contando com o título "X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido". Siga o Rick´s Cinema no Facebook em: http://www.facebook.com/RicksCinema


Martin Campbell pode realizar "Alpha"

O The Wrap noticiou que Martin Campbell ("Casino Royale”) encontra-se em negociações com a Paramount para realizar "Alpha". O último argumento do filme foi desenvolvido por Scott Frank, tendo anteriormente sido trabalhado por David Benioff, Graham Roland e Carl Ellsworth.

 O enredo do filme centra-se num Navy Seal que é enviado para a América do Sul para ajudar a treinar cães, tendo em vista estes ficarem aptos para combaterem em serviço. No entanto, o treinador que estava a ensinar o protagonista a treinar os cães é capturado, deixando o militar com estes últimos a seu cargo. Quando o protagonista descobre que o antigo companheiro de trabalho está vivo, logo parte para a América do Sul para salvá-lo, contando para isso com a ajuda dos cães. 

O projecto ainda não conta com um cronograma definido. Podem acompanhar o Rick's Cinema no Facebook em: https://www.facebook.com/RicksCinema

Sete clips de "Planes"

Durante a campanha de divulgação de "Planes", a Disney divulgou sete clips do filme. Para facilitar a visualização dos clips, a Disney reuniu os mesmos num único player, que pode ser visionado no final do post. "Planes" estreia em Portugal a 15 de Agosto de 2013, com o título "Aviões".

Inicialmente estava previsto que "Planes" fosse lançado directamente em DVD e Blu-ray, no entanto, os executivos do estúdio mudaram de ideias e decidiram lançar o filme de animação nas salas de cinema. "Planes" é realizado por Klay Hall ("Tinker Bell and the Lost Treasure"). O filme conta no elenco vocal com Dane Cook (Dusty), Anthony Edwards e Val Kilmer (Bravo e Echo), Stacy Keach (Skipper), Cedric the Entertainer (Leadbottom), Teri Hatcher (Dottie), Brad Garrett (Chug), Roger Craig Smith (Ripslinger), Gabriel Iglesias (Ned e Zed), Carlos Alazraqui (El Chupacabra), Julia Louis-Dreyfus (Rochelle), John Cleese (Bulldog), Priyanka Chopra (Ishani), Sinbad (Roper).

Sinopse: "Planes" acompanha uma equipa internacional dos mais velozes corredores aéreos de todo o Mundo, numa comédia recheada de acção e aventura. O filme centra-se em Dusty, um jovem avião de uma pequena cidade, que deseja participar na corrida aérea mais épica de sempre, apesar do seu medo das alturas. Com a ajuda de um conjunto de novos e hilariantes personagens, Dusty irá voar a caminho do maior desafio da sua vida.

 "Planes" estreia a 9 de Agosto de 2013, nos Estados Unidos da América. Podem seguir o Rick´s Cinema no Facebook em: https://www.facebook.com/RicksCinema


Trailer do remake de "The Secret Life of Walter Mitty"

Foi divulgado o trailer do remake de "The Secret Life of Walter Mitty". Podem ver o trailer no final do post.

O enredo de "The Secret Life of Walter Mitty" é inspirado no filme homónimo, realizado por Norman Z. McLeod e no conto de James Thurber, com o mesmo nome. O remake centra-se num editor (Ben Stiller) da revista LIFE, que se abstrai constantemente da realidade e parte para o interior de um mundo de fantasia, onde apresenta uma confiança dicotómica daquela que tem no mundo real, algo que o acaba por afastar do seu interesse amoroso (Kristen Wiig). Walter parte em busca de uma fotografia perdida (tirada por um fotógrafo interpretado por Sean Penn), mas na verdade, a viagem servirá acima de tudo para este se encontrar a si próprio.

"The Secret Life of Walter Mitty" é realizado por Ben Stiller ("Tropic Thunder"), através do argumento de Steve Conrad, e conta no elenco com Kristen Wiig ("Bridesmaids"), Shirley MacClaine, Patton Oswalt ("Young Adult"), Adam Scott ("Party Down"), Kathryn Hahn ("Wanderlust") e Terence Bernie Hines ("Rushlights").

"The Secret Life of Walter Mitty" estreia no dia 25 de Dezembro de 2013, nas salas de cinema norte-americanas. Podem seguir o Rick´s Cinema no Facebook em: https://www.facebook.com/RicksCinema


Resenha Crítica: "The Innkeepers" (Hóspedes Indesejados)

 A certa altura de "The Innkeepers", um filme realizado por Ti West, Claire (Sara Paxton) questiona-se "Por que é que as pessoas têm expectativas tão altas?". Em "The Innkeepers" as expectativas do espectador em volta da narrativa são criadas de forma gradual, com Ti West a saber gerir a história, a dar tempo ao estabelecimento dos personagens e da lenda do local onde estes trabalham, a explorar o espaço cénico, criando alguma tensão até nos surpreender com o seu último terço. Dividida em três capítulos, a história de "The Innkeepers" tem como pano de fundo um obscuro hotel supostamente assombrado, o Yankee Pedlar Inn, no último fim de semana antes do seu encerramento. Neste local trabalham Claire e Luke (Pat Healy), dois jovens na casa dos vinte e poucos anos, que procuram atender os poucos clientes, aturarem-se um ao outro, enquanto continuam fascinados com a história que rodeia o hotel. De acordo com a lenda, no século XIX, uma noiva chamada Madeline O'Malley enforcou-se no hotel, devido ao facto do marido a ter abandonado na Lua de Mel. Desde então, acredita-se que o espírito desta se encontra no local, algo que deixa Claire obcecada, procurando ao lado de Luke encontrar o espírito da falecida para tentarem recuperar a fama do hotel.
 Um hotel com dimensões consideráveis, que outrora fora frequentado por vastas gentes, mas agora encontra-se apenas frequentado por Leanne Rease-Jones (Kelly McGillis), uma actriz em decadência que se deslocou à cidade para participar numa convenção, para além de uma mãe com o seu filho. Leanne é uma mulher misteriosa, que cedo desperta a atenção de Claire, ou não fosse esta uma jovem curiosa, que aos poucos procura embrenhar-se no hotel, em busca de um espírito cuja presença poderá ter efeitos desastrosos. Não se pense que Ti West utiliza a temática dos espíritos para nos atirar com sustos em doses colossais, bem pelo contrário. O cineasta opta por desenvolver os personagens e os seus relacionamentos, por nos apresentar ao espaço labiríntico e claustrofóbico por onde se movem, criando alguns momentos de tensão que surgem sobretudo do poder de sugestão e não pelos sustos avulsos e gore, até chegar a um último terço onde revela uma faceta mais sombria da narrativa. Esta mudança de tom no terceiro capítulo não surge de forma abrupta e pronta a parecer desligada dos eventos anteriores, bem pelo contrário. Nota-se toda uma procura em cadenciar a narrativa, em explorar a relação entre Claire e Luke, entre a primeira e Leanne, em nos mostrar um hotel tão longe e tão perto do Overlook de "The Shining", até a um último terço que causa impacto e mostra a capacidade de Ti West em desenvolver um filme de terror acima da média.
 Depois de ter realizado filmes como "The Roost", "The House of the Devil", entre outros, Ti West apresenta-nos a uma obra cinematográfica que nos remete para vários filmes do género que se desenrolam em espaços fechados assombrados, neste caso um hotel, sabendo utilizar de forma assertiva alguns clichés e convenções, ao mesmo tempo que mostra ter algo a dizer no panorama cinematográfico actual. West explora o espaço do hotel e utiliza algumas divisões do mesmo para nos inquietar e aos seus personagens, procura muitas das vezes criar alguma tensão para logo de seguida não dar o esperado susto, entre outros elementos que levam à criação de todo um ambiente claustrofóbico e tenso, que beneficia de uma boa utilização dos ângulos e movimentos de câmara, capazes de gerar alguma inquietação em volta do que vai acontecer de seguida. Claro que para a inquietação funcionar convém ter personagens que sejam capazes de despertar algum interesse e um elenco competente, algo que acontece em "The Innkeepers", com Sara Paxton a ter um papel acima da média em relação a vários dos seus trabalhos nem sempre positivos. Faladora, curiosa, jovem, algo desiludida com a vida mas sem se sentir completamente derrotada, a personagem de Paxton é essencial para a narrativa funcionar, com a actriz a estar à altura daquilo que se espera para o papel, formando com Pat Healy uma dupla coesa e credível.
  Claire e Luke são dois jovens como tantos outros que andam entre empregos em busca de um rumo, que acabam por formar uma relação de amizade durante o período de trabalho, algo que se expande nos períodos de lazer, em particular no interesse de ambos pela procura em encontrarem o espírito de Madeline. Esta dupla funciona como a força motriz de uma narrativa que tem a sua maior força não nos sustos mas nos seu restrito conjunto de personagens, nos diálogos que prendem a nossa atenção, compostos até por algum humor e mordacidade, capazes de pelo meio contar com questões sobre o espírito e a matéria, enquanto somos absorvidos para o interior deste hotel decadente, aparentemente sem grande futuro, um pouco à imagem das gentes que o povoam. Ao longo de "The Innkeepers", Claire e Luke procuram por um espírito de outro mundo, por uma entidade que salve o hotel, anime as suas rotinas aborrecidas e dê um rumo às suas vidas, algo que não deixa de ser irónico, ou não estivéssemos a falar de um espírito, de uma entidade sem vida, que deveria ser temida e não alvo de curiosidade. Ti West não ambiciona tanto, não quer encontrar espíritos do outro mundo, mas sim desenvolver um filme de terror que assenta as suas forças nos personagens e não nos sustos, nos diálogos e não no gore, e se torna uma proposta bastante interessante para o género. 


Classificação: 4 (em 5). 

Título original: “The Innkeepers”. 
Título em Portugal: "Hóspedes Indesejados".
Realizador: Ti West.
Argumento: Ti West.
Elenco: Sara Paxton, Pat Healy, Kelly McGillis, Lena Dunham, Alison Bartlett.

Lindsay Lohan pode integrar o elenco do próximo filme a ser realizado por Ben Affleck

O ShowBiz 411 noticiou que Lindsay Lohan ("The Canyons") pode integrar o elenco da adaptação cinematográfica de "Live By Night", um livro escrito por Dennis Lehane. O filme será escrito, realizado e protagonizado por Ben Affleck ("Argo"). Importa salientar que "Gone Baby Gone", o primeiro filme realizado por Affleck foi uma adaptação de uma obra literária de Lehane.

"Live By Night" utiliza alguns personagens de outro livro escrito por Dennis Lehane, "The Given Day" e coloca-os durante o período da chamada "Lei Seca". O enredo centra-se em Joe Coughlin, o filho de um polícia, um indivíduo que é considerado como a ovelha negra da família que aos poucos se envolve no crime organizado. Lohan pode dar vida a Emma, uma empregada de mesa com bom coração, que se envolve com dois dos principais personagens masculinos.

O filme ainda não tem uma data de estreia definida. Podem seguir o Rick´s Cinema no Facebook em: https://www.facebook.com/RicksCinema

Nicolas Cage vai protagonizar um filme produzido por Nicolas Winding Refn

Ao ser entrevistado relativamente ao seu próximo filme, "The Canyons", o realizador Paul Schrader ("Adam Resurrected") anunciou que o seu próximo filme vai ter como protagonista Nicolas Cage.

Presume-se que o filme em questão seja "The Dying Of The Light", um projecto que Nicolas Winding Refn ("Drive") esteve para realizar há alguns anos, e que Schrader irá dirigir neste inverno.
 Refn deverá ser o produtor executivo da obra.

A história, escrita por Schrader, centra-se num agente da C.I.A. que começa a ser afligido por uma cegueira irreversível durante a sua última missão.

Veja um novo trailer de "About Time" (Dá Tempo ao Tempo)

Foi divulgado um trailer para maiores de idade de "About Time", o novo filme do realizador Richard Curtis. Podem ver o trailer no final do post. "About Time" estreia em Portugal a 12 de Setembro de 2013, com o título "Dá Tempo ao Tempo".

"About Time" é realizado por Richard Curtis ("Love Actually"), através do argumento do próprio, e conta no elenco com  Rachel McAdams ("Passion"), Domhnall Gleeson ("Harry Potter and the Deathly Hallows"), Bill Nighy ("Payne & Redemption"), Tom Hollander ("Byzantium"), Margot Robbie ("Pan Am"), Lydia Wilson ("Black Mirror") e Vanessa Kirby ("Wasteland").

O enredo de "About Time" centra-se num homem (Domhnall Gleeson) que procura conquistar a mulher dos seus sonhos (Rachel McAdams) enquanto efectua constantes viagens no tempo. 

Podem seguir o Rick´s Cinema no Facebook em: https://www.facebook.com/RicksCinema
 

Três novas imagens de "Captain Phillips"

Foram divulgadas (via The Playlist) três novas imagens de "Captain Phillips", um filme protagonizado por Tom Hanks e realizado por Paul Greengrass. Podem ver as imagens no final do post.

A história de "Captain Phillips" é inspirada no célebre livro de memórias do capitão Richard Phillips, intitulado "A Captain’s Duty: Somali Pirates, Navy SEALs, and Dangerous Days at Sea". O filme acompanha a história do resgate do Capitão Phillips, um indivíduo que em 2009 teve o seu barco sequestrado por piratas da Somália e acabou por ser resgatado pelas forças navais dos Estados Unidos da América

O filme é realizado por Paul Greengrass ("Green Zone"), através do argumento de Billy Ray, e conta no elenco com Tom Hanks ("Larry Crowne"), Catherine Keener, Max Martini, Yul Vazquez, Michael Chernus, Chris Mulkey, Corey Johnson, David Warshofsky, John Magaro, Angus MacInnes, entre outros.

"Captain Phillips" estreia a 11 de Outubro de 2013, nas salas de Cinema Norte-Americanas. Podem acompanhar o Rick's Cinema no Facebook em: https://www.facebook.com/RicksCinema


Veja um novo trailer de "2 Guns"

Já pode ver on-line um novo trailer de "2 Guns", um filme protagonizado por Denzel Washington e Mark Wahlberg. Podem ver o trailer de "2 Guns" no final do post.

O filme foi realizado por Baltasar Kormakur ("Contraband"), através do argumento de Blake Masters (da série de culto “Brotherhood”) e David O. Russell ("Three Kings"). Para além de Washington e Wahlberg, o elenco será composto por Paula Patton ("Mission: Impossible - Ghost Protocol"), Bill Paxton ("Hatfields & McCoys"), Edward James Olmos ("Dexter"), James Marsden ("Straw Dogs") e Fred Ward ("30 Minutes or Less").

A sinopse de "2 Guns" é a seguinte: Denzel Washington e Mark Wahlberg lideram um elenco repleto de estrelas em 2 Guns, um explosivo filme de acção que segue dois agentes que são forçados a fugir. Mas há um grande problema com esta singular aliança: Nenhum sabe que o outro é um agente federal à paisana.
 Nos últimos 12 meses, o agente do DEA Bobby Trench (Washington) e o agente de espionagem da marinha norte-americana Marcus Stigman (Wahlberg) têm sido relutantemente associados um ao outro. Ao trabalharem, secretamente, como membros de um sindicato de narcóticos, cada homem tem tanta confiança no seu parceiro como nos criminosos que tem como dever levar à prisão.
 Quando a tentativa de ambos de se infiltrarem num cartel de droga mexicano e recuperar milhões de dólares corre mal, Trench e Stigman são, subitamente, abandonados pelos seus superiores. Agora que todos os querem na prisão ou mortos, a única pessoa em quem podem confiar é um no outro. Infelizmente para os seus perseguidores, quando dois homens bons gastam anos a fingir serem maus, acabam por aprender alguns truques pelo caminho.

O filme é baseado numa graphic novel homónima da autoria de Steven Grant, tendo sido lançada pela editora BOOM! Studios. "2 Guns" estreia no dia 2 de Agosto de 2013, nas salas de cinema norte-americanas. Pode seguir o Rick´s Cinema no Facebook em: https://www.facebook.com/RicksCinema


Sete clips de "We're the Millers" (Trip de Família)

Foram divulgados sete clips de "We´re The Millers" (Trip de Família), um filme protagonizado por Jason Sudeikis e Jennifer Aniston. Para facilitar a visualização dos vídeos, o Collider reuniu os mesmos num único player, que pode ser visionado no final do post.

"We´re The Millers" foi realizado por Rawson Thurber ("Dodgeball: A True Story"), através do argumento de Bob Fisher e Steve Faber (dupla de "Wedding Crashers"). O filme conta no elenco com Jason Sudeikis ("Hell Pass"), Jennifer Aniston ("Wanderlust"), Nick Offerman ("Parks & Recreation"), Emma Roberts ("Adult World") e Kathryn Hahn ("Wanderlust") .

Sinopse de "We're The Millers": David Burke (Jason Sudeikis) é um pequeno traficante de droga que fica sem dinheiro e com uma enorme dívida para pagar ao seu fornecedor Brad (Ed Helms). De forma a dar a volta à situação, David tem agora de tornar-se num grande traficante e trazer uma mercadoria do México para Brad. Com a ajuda da stripper Rose (Jennifer Aniston), o potencial cliente Kenny (Will Poulter) e a adolescente com tatuagens e piercings Casey (Emma Roberts), David elabora um plano infalível: uma esposa, dois filhos falsos e uma enorme autocaravana.

"We're The Millers" estreia em Portugal a 29 de Agosto de 2013, com o título "Trip de Família". Podem acompanhar o Rick's Cinema no Facebook em: https://www.facebook.com/RicksCinema


Novas imagens e um novo clip de "Elysium"

Foram divulgadas várias novas imagens e um novo clip de "Elysium", um filme protagonizado por Matt Damon. Podem ver on-line o novo clip de "Elysium" e as imagens no final do post (via The Playlist). "Elysium" estreia em Portugal a 15 de Agosto de 2013.

O filme é realizado por Neill Blomkamp ("District 9"), através do argumento do próprio. "Elysium" conta no elenco com Jodie Foster ("The Beaver"), Matt Damon ("Green Zone"), Sharlto Copley ("The A-Team"), Alice Braga ("Predators"), Diego Luna ("Milk"), Wagner Moura ("Tropa de Elite").

Sinopse: No ano 2159, existem duas classes de pessoas: os muito ricos, que vivem numa estação espacial chamada Elysium, e os outros, que vivem num planeta Terra superpovoado e arruinado. A secretária Rhodes (Jodie Foster), uma dura oficial do Governo vai procurar fazer de tudo para cumprir com as leis anti-imigração e preservar o estilo de vida luxuoso dos cidadãos de Elysium. Isso não impede que a população da Terra continue a utilizar todos os meios possíveis, para tentarem entrar na estação. Quando o azarado Max (Matt Damon) é encurralado, este é coagido a aceitar uma missão de grande dificuldade, que no caso de ser bem sucedida poderá trazer a igualdade entre estes dois mundos polarizados.

"Elysium" estreia no dia 9 de Agosto de 2013, nas salas de Cinema Norte-Americanas. Podem seguir o Rick´s Cinema no Facebook em: https://www.facebook.com/RicksCinema


Sigourney Weaver pode integrar o elenco de "The Moral Instruments: City of Ashes"

A adaptação cinematográfica de "The Mortal Instruments: City of Bones" ainda não estreou nas salas de cinema, mas a Constantin Films e a Screen Gems já se encontram a preparar a sequela. De acordo com o The Hollywood Reporter, Sigourney Weaver ("Avatar") encontra-se em negociações para juntar-se ao elenco de "The Mortal Instruments: City of Ashes", a adaptação do segundo volume da saga literária criada por Cassanda Claire. Weaver pode dar vida à líder dos Shadowhunters, uma mulher que se encontra numa busca insaciável para destruir o homem que matou o seu filho. 

A mesma fonte adianta que Harald Zwart, o realizador de "The Mortal Instruments: City of Bones" vai realizar "The Mortal Instruments: City of Ashes", sendo que Lily Collins, Jamie Campbell Bower, Kevin Zegers, Robert Sheehan, Jemima West e Jonathan Rhys Meyers vão repetir os papéis que interpretaram no primeiro filme.

A série literária "Mortal Instruments" foi criada por Cassandra Claire, e conta com seis volumes publicados, nomeadamente, "City of Bones", "City of Ashes", "City of Glass", "City of Fallen Angels", "City of Lost Souls" e "City of Heavenly Fire". O primeiro volume foi publicado em Portugal com o título "A Cidade dos Ossos" e estreia em Portugal a 22 de Agosto de 2013, com o título "Caçadores de Sombras: A cidade dos Ossos". O filme tem a seguinte sinopse (via Filmspot):
Na Nova Iorque dos nossos dias, uma adolescente aparentemente normal, Clary Fray (Lily Collins), descobre ser descendente de uma linhagem de Caçadores de Sombras, uma elite secreta de jovens guerreiros, envolvido numa antiga batalha para proteger o nosso mundo contra os demónios.
Quando a sua mãe (Lena Headey) desaparece, Clary junta-se a um grupo de Caçadores de Sombras que a apresenta a uma perigosa versão de Nova Iorque que dá pelo nome de Mundo-à-Parte. Uma dimensão alternativa repleta de demónios, feiticeiros, vampiros, lobisomens e outras criaturas mortais.

"The Mortal Instruments: City of Bones" estreia a 23 de Agosto de 2013, nas salas de cinema norte-americanas. 'Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos' estreia no Brasil a 23 de Agosto de 2013. Podem seguir o Rick´s Cinema no Facebook em: https://www.facebook.com/RicksCinema

Trailer de "Bad Milo"

Já está on-line um trailer de "Bad Milo!", um filme realizado por Jacob Vaughan. Podem ver o trailer no final do post.

O filme é realizado pelo estreante Jacob Vaughan, através do argumento do próprio e Benjamin Hayes, e conta com a produção executiva de Jay e Mark Duplass. "Bad Milo!" conta no elenco com Gillian Jacobs ("Community"), Ken Marino ("Wanderlust"), Peter Stormare ("Prison Break") e Jonathan Daniel Brown ("Project X").

O enredo de "Bad Milo!" centra-se num indivíduo (Marino), cujas intensas dores de estômago devem-se ao facto de contar com um demónio no interior dos seus intestinos.

"Bad Milo" estreia a 4 de Outubro de 2013, nos Estados Unidos da América. Podem acompanhar o Rick's Cinema no Facebook em: https://www.facebook.com/RicksCinema


Christian Bale, Bradley Cooper e Amy Adams em grande estilo nas novas imagens do novo filme de David O. Russell

O USA Today divulgou duas novas imagens de "American Hustle", o novo filme de David O. Russell, nas quais podemos ver Christian Bale, Bradley Cooper e Amy Adams em visuais curiosos, típicos da década de 70 do século passado. Uma das imagens encontra-se aqui à esquerda.

"American Hustle" é realizado por David O. Russell e conta com o argumento da autoria de Eric Warren Singer ("The International"). O filme conta no elenco com Jennifer Lawrence ("Silver Linings Playbook"), Bradley Cooper ("Silver Linings Playbook"), Jeremy Renner ("The Avengers"), Amy Adams ("Man of Steel"), Christian Bale ("The Dark Knight Rises"), Louis C.K. ("Louie"), Alessandro Nivola ("Goal"), Elisabeth Rohm ("Transit"), Jack Huston ("Comboio Noturno Para Lisboa") e Michael Peña ("End of Watch"). 

O enredo de "American Hustle" é inspirado na operação ABSCAM do FBI. A história desenrola-se durante os anos 70, e acompanha Mel Weinberg (Cooper), um vigarista que tem de ajudar o FBI a resolver um caso de corrupção. O caso irá levar o personagem e a equipa a locais tão diferentes como Atlantic City e Washington D.C., numa operação que levou à queda de vários elementos do Congresso norte-americano. 

"American Hustle" estreia a 13 de Dezembro de 2013, nas salas de cinema norte-americanas.

Para verem as imagens basta carregarem em ler mais.

Poster de "Free Birds"

Foi divulgado um novo poster de "Free Birds", um filme de animação realizado pro Jimmy Hayward. "Free Birds" estreia a 1 de Novembro de 2013, nos EUA.

"Free Birds" é realizado por Jimmy Hayward ("Jonah Hex"), através do argumento de Craig Mazin e John J. Strauss. O filme conta no elenco vocal com Owen Wilson, Woody Harrelson, Amy Poehler, Dan Fogler, Lesley Nicol, George Takei, Colm Meaney, Keith David, entre outros.

O enredo de "Free Birds" centra-se em dois perus que viajam no tempo para tentar impedir a criação da tradição norte-americana de comer peru no Dia de Ação de Graças.

Podem acompanhar o Rick's Cinema no Facebook em:  https://www.facebook.com/RicksCinema

29 julho 2013

Warner Bros. prepara uma biopic de John McAfee, o fundador do anti-virus McAfee

Segundo o Deadline, a Warner Bros. está a planear fazer uma biopic de John McAfee, o fundador do célebre anti-virus McAfee.

Scott Alexander e Larry Karaszewski (dupla de "Ed Wood") deverão escrever o argumento do filme e Glen Ficarra e John Requa (dupla de "Crazy, Stupid Love") vão, em princípio, realizá-lo.

McAfee foi um pioneiro do software anti-virus que ganhou milhões de dólares em Silicon Valley durante duas décadas e que a dada altura da sua vida vendeu tudo o que tinha para se mudar para um edifício fortificado em Belize, na América Central. No final do último ano, McAfee tornou-se no alvo de uma investigação policial relativamente ao assassinato de um homem com quem teve uma discussão por causa dos seus cães. Alegadamente os cães foram envenenados e morreram e, algum tempo depois, o tal homem foi encontrado morto como se de uma execução se tivesse tratado.

A base primária para o desenvolvimento do filme vai ser o artigo da autoria de Joshua Davis intitulado "Dangerous: An In-Depth Investigation into the Life of John McAfee", que pode ser lido aqui.


Disponibilizado um trailer internacional de "Insidious: Chapter 2"

Foi disponibilizado na Internet um novo e simpático trailer internacional de "Insidious: Chapter 2", que podem ver no final do post.

O filme é realizado por James Wan, através do argumento de Leigh Whannell e conta com a produção de Jason Blum (trio de "Insidious"). "Insidious Chapter 2" conta no elenco com Patrick Wilson, Rose Byrne, Lin Shaye, Ty Simpkins, Barbara Hershey, Danielle Bisutti, entre outros.

O enredo de "Insidious Chapter 2" acompanha a família Lambert, enquanto estes procuram descobrir o misterioso segredo que os deixou ligados ao mundo dos espíritos. O primeiro filme foi um dos filmes mais lucrativos de 2011, tendo custado 1,5 milhões de dólares e rendido $97 milhões ao redor do Mundo.

"Insidious: Chapter 2" estreia a 13 de Setembro de 2013, nas salas de cinema norte-americanas.

Podem seguir o Rick´s Cinema no Facebook em: https://www.facebook.com/RicksCinema

Denzel Washington, Mark Wahlberg e Paula Patton em destaque nos novos clips de "2 Guns"

Foram divulgados seis clips de "2 Guns", um filme protagonizado por Denzel Washington e Mark Wahlberg, que podem ser vistos no final deste post.

O filme foi realizado por Baltasar Kormakur ("Contraband"), através do argumento de Blake Masters (da série de culto “Brotherhood”) e David O. Russell ("Three Kings"). Para além de Washington e Wahlberg, o elenco será composto por Paula Patton ("Mission: Impossible - Ghost Protocol"), Bill Paxton ("Hatfields & McCoys"), Edward James Olmos ("Dexter"), James Marsden ("Straw Dogs") e Fred Ward ("30 Minutes or Less").

A sinopse de "2 Guns" é a seguinte: Denzel Washington e Mark Wahlberg lideram um elenco repleto de estrelas em 2 Guns, um explosivo filme de acção que segue dois agentes que são forçados a fugir. Mas há um grande problema com esta singular aliança: Nenhum sabe que o outro é um agente federal à paisana.
 Nos últimos 12 meses, o agente do DEA Bobby Trench (Washington) e o agente de espionagem da marinha norte-americana Marcus Stigman (Wahlberg) têm sido relutantemente associados um ao outro. Ao trabalharem, secretamente, como membros de um sindicato de narcóticos, cada homem tem tanta confiança no seu parceiro como nos criminosos que tem como dever levar à prisão.
 Quando a tentativa de ambos de se infiltrarem num cartel de droga mexicano e recuperar milhões de dólares corre mal, Trench e Stigman são, subitamente, abandonados pelos seus superiores. Agora que todos os querem na prisão ou mortos, a única pessoa em quem podem confiar é um no outro. Infelizmente para os seus perseguidores, quando dois homens bons gastam anos a fingir serem maus, acabam por aprender alguns truques pelo caminho.

O filme é baseado numa graphic novel homónima da autoria de Steven Grant, tendo sido lançada pela editora BOOM! Studios. "2 Guns" estreia no dia 2 de Agosto de 2013, nas salas de cinema norte-americanas.

Resenha Crítica: "Uma Separação" (A Separation)

Com “Uma Separação”, Asghar Farhadi não só contribuiu para o primeiro Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de uma obra cinematográfica iraniana, como conseguiu um enorme reconhecimento por parte do público e da crítica, ao desenvolver um drama sublime, intenso nas emoções e de enorme relevância, que é muito mais do que um filme sobre a história da separação de um casal. A separação do título remete para Nader (Peyman Moaadi) e Simin (Leila Hatami), um casal que conta com uma filha prestes a completar onze anos e uma relação prestes a ruir. No início, somos apresentados a estes dois, quando estes se encontram junto de um juiz, com Simin a pedir o divórcio do marido, algo que este concede, embora não a deixe levar a sua filha para o estrangeiro. A causa do divórcio é mesmo essa: Simin quer partir para o estrangeiro de forma a dar outra educação e oportunidades à sua filha, enquanto o marido pretende ficar no território desculpando-se com o estado do seu pai, que padece de Alzheimer. Nader concede o divórcio, no entanto, não autoriza a saída da filha, algo que leva Simin a adiar a tomada de decisão. Em disputa, não está apenas um fim de uma relação, mas também linhas de pensamento divergentes, que mesclam alguns contrastes no interior de um Irão conservador, onde o papel da mulher é pouco ou nada relevante. Simin não parece querer esse destino para a filha, nem para si, com o véu a tapar-lhe parte do cabelo, mas a não tapar os seus pensamentos, decidindo regressar temporariamente para casa dos seus pais, embora o marido esteja longe de ser alguém que a trate mal.
  Uma das forças de "Uma Separação" é exactamente a sua capacidade de não ser maniqueísta, de não nos apresentar uma mulher altruísta em busca de um divórcio e um marido de má índole, bem pelo contrário, os dois personagens são mais complexos do que isso, surgindo como duas figuras profundamente humanas, recheadas de defeitos e virtudes, que se preparam para viver momentos de grande intensidade emocional. Nader é um pai amigo da sua filha, dedicado a cuidar do seu progenitor, trabalhador, que não parece ser demasiadamente conservador. É verdade que a sua filha anda de véu, mas a relação entre ambos está mais entre dois amigos do que o pai coercivo que podíamos esperar. Juntamos a isso o degradado estado de saúde do pai do protagonista e ficamos a pensar se este não estará certo em permanecer junto do progenitor no ocaso dos seus dias. Ambos os elementos do casal têm razões válidas e estão longe de serem figuras detestáveis, com Asghar Farhadi a apresentar-nos dois personagens equilibrados, que facilmente nos deixam a questionar para que lado da balança devemos pender. A esta equação do casal temos de juntar Razieh (Sareh Bayat), uma mulher que é contratada por Nader, a conselho da sua ainda esposa, para tomar conta do pai e da casa, enquanto o protagonista se encontra fora. Razieh vem acompanhada pela sua filha, ainda criança, escondendo do marido (Shahab Hosseini) que trabalha na casa de um homem, algo proibido pela tradição.
 Razieh é uma mulher religiosa, recatada, que conta com um marido desempregado e algo violento. Quando abandona o trabalho a meio e deixa o pai de Nader sozinho, este logo entra em fúria quando o vê caído no chão, algo que a juntar ao desaparecimento de dinheiro da casa conduz ao protagonista forçar a saída da funcionária da casa, um evento que lhe promete trazer episódios desagradáveis, com Razieh a revelar ter perdido o bebé e acusar o patrão de violência, algo que desperta a ira de Hodjat, o marido desta. A partir daqui a história muda de rumo. Já não temos só um casal em separação, um pai a conviver com a sua filha e um filho a tratar do seu pai doente, temos também um homem em busca da sua inocência quando todos parecem duvidar da mesma, dois casais em plena disputa, enquanto assistimos a um casamento desfazer-se gradualmente nesta obra marcada por sentimentos inquietos, mentiras, desilusões e alguma violência, com Asghar Farhadi a apresentar-nos a um drama intrincado e profundamente humano, no interior de um Irão contemporâneo, onde a tradição e a modernidade lutam entre si num país de contradições. Farhadi desenvolve um drama humano sublime, onde um divórcio é apenas um ponto de abertura para todo um intrincado novelo narrativo, onde assistimos a um intenso jogo de relações humanas, que permite aos vários elementos do elenco sobressaírem e proporcionarem alguns momentos de enorme brilhantismo.
 Se o argumento do filme consegue explorar bem as questões relacionadas com os relacionamentos dos personagens e introduzir de forma assertiva novas subtramas à história do divórcio, não deixa de ser notório que o trabalho do elenco é essencial para boa parte do filme funcionar, com Asghar Farhadi a conseguir fazer sobressair algumas das suas qualidades. Peyman Moaadi é uma das faces visíveis, com o actor a explorar o enorme conjunto de contradições que é o seu personagem, um homem que procura conjugar o papel de pai e de filho, que se distancia da mulher e se vê envolvido num imbróglio complicado, onde qualquer um poderia perder a cabeça, mas este quase sempre consegue manter algum controlo. Este é bem acompanhado por Leila Hatami, que consegue, tal como Moaadi, criar uma personagem agradável, embora nem sempre entendamos as suas atitudes, com o pedido de divórcio devido a querer sair do país a parecer por vezes mais um capricho do que uma certeza, embora a relação logo se degrade com o desenrolar da narrativa. Estes são secundados por dois elementos de peso: Sareh Bayat e Shahab Hosseini. Bayat é uma mulher religiosa, dedicada ao lar a ponto de esconder do marido que trabalha para poder sustentar a casa. No entanto, a perda do bebé e o conflito com Nader revelam um lado escondido seu, apesar dos valores religiosos se manterem. Já Hosseini surge explosivo, inquieto, violento, pronto a expressar os seus sentimentos, desenvolvendo um personagem marcante e pronto a roubar as atenções. 
 A este quarteto, podemos ainda juntar Ali-Asghar Shahbazi como o pai de Nader, um idoso que esporadicamente se encontra no centro das atenções da narrativa, com o actor veterano a expressar no seu rosto a sua condição inerte perante todos os acontecimentos que passam à sua volta. Com um conjunto interessante de personagens bem construídas, "Uma Separação" consegue apresentar-nos a uma estrutura narrativa marcada por uma tensão latente nos relacionamentos, diálogos elaborados e um assertivo trabalho de fotografia, onde Asghar Farhadi nos apresenta a um Irão contemporâneo recheado de dicotomias sociais. Veja-se desde logo as diferenças entre os dois casais e tipos de comportamentos. Nader e Simin formam um casal de classe-média/alta, menos ligado aos valores religiosos e tradicionais, que se encontra à beira do divórcio. Estes dois contrastam com Razieh e Hodjat, um casal mais tradicional, depauperado de finanças, mais ligado à religião. Em comum, estes personagens têm a sua enorme humanidade, com Asghar Farhadi a apresentá-los como personagens com defeitos e virtudes, que cometem erros mas também actos dignos, que se esforçam para contrariar os seus destinos e enfrentarem a vida. Estamos perante um drama humano bem mais complexo do que o título pode indicar, composto por personagens e relacionamentos complexos, onde a separação do título é apenas o estertor para Farhadi desenvolver uma das obras cinematográficas de maior relevo da colheita de 2011.

Título original: "Jodaeiye Nader az Simin"
Título em inglês: "A Separation"
Título em Portugal: "Uma Separação". 
Realizador: Asghar Farhadi. 
Argumento: Asghar Farhadi.
Elenco: Payman Maadi, Leila Hatami, Sareh Bayat, Shahab Hosseini, Sarina Farhadi