Com a realização do filme “O Pesadelo de António Maria”, inicia-se em Portugal o cinema de animação. Este filme de animação estreou em 25 de Janeiro de 1923 no Éden-Teatro, em Lisboa, consistia numa sátira política sobre António Maria da Silva, um dos mais destacados líderes republicanos (foi chefe de governo por seis vezes, encontrando-se nestas funções quando se deu o Ditadura Militar em 28 de Maio de 1926). Foi apresentado na época pelo Diário de Noticias como "um filme cómico da mais flagrante actualidade" , tendo como temática, as posições do chefe de Governo face à conjuntura nacional e a sua relação com Afonso Costa. O filme era mudo, no entanto recorreria a vozes ao vivo, tendo sido ilustrado e realizado por Joaquim Guerreiro, desenhador periódicos, como O Século; Ilustração Portuguesa; O Zé; e A Sátira.
Seguem-se alguns filmes, tais como, Tip Top (1925), “Uma história de Camelos” (1930). A 1 de Junho de 1931, estreia, A Lenda de Miragaia, esta era a primeira produção portuguesa de silhuetas animadas, permanecendo ainda hoje como o único do seu género a nível nacional. As condições para a produção do mesmo não foram as melhores, nomeadamente, um barracão alugado no Campo Grande, contando com a ajuda de um operador estrangeiro radicado em Portugal, Thomas Mary Rossel, o filme, legendado, apostava em cenas curtas, tendo 400 metros de extensão, onde estavam inseridos 24,800 fotogramas. A acrescer a essas dificuldades, encontrava-se ainda o pouco conhecimento sobre a matéria, Raul Faria da Fonseca, um dos autores juntamente com António Cunhal, sublinhava que "nunca vimos nenhum filme de silhuetas animadas. Nada há escrito sobre o assunto. Nada há que nos sirva de guia". À porta do barracão encontrava-se o letreiro com o nome da produtora: Ulyssea Filme, tendo o filme animado, sido distribuído pela Sociedade Universal de Super-filmes (SUS). Após um período pouco criativo, surge, já na época do cinema sonoro, O Boneco Rebelde em 1941/42 e Automania de Servais Tiago em 1943, que ganha o Galo de Ouro e o 1º prémio da casa Pathé. Com As Palavras de Salazar, obra de Adolfo Coelho, datada de 1946, onde, é mesclada realidade e animação, sendo reunidas em 55 metros de fita algumas das palavras do Presidente do Conselho, dá-se o fim da primeira idade da animação portuguesa.
É de realçar que ainda em pleno século XXI, o cinema de animação português não conseguiu alcançar um turning point, que o fizesse competir com as produções internacionais, sejam elas Norte-Americanas, Asiáticas ou até na própria Europa, onde a França se tem destacado. Os trabalhos na animação limitam-se praticamente à dobragem de filmes estrangeiros e à criação de clips para a televisão, dos quais se pode destacar o Vitinho, o rapazito da Miluvit que marcou uma geração e conseguiu até ter algum sucesso em merchandising através da criação de bonecos e almofadas, mas nada comparado com a FunAnimation que utilizou a produção de animações como forma de vender action figures para o mercado, através da Hasbro como por exemplo, He-Man, Transformers, G.I. Joe, entre outros, que tinham lançados novos personagens em cada episódio mais para vender e não para incrementar a narrativa.
Importa referir como era o panorama do cinema de animação, a nível internacional, sobretudo nos Estados Unidos da América, pela importância que granjeou na época, podendo-se considerar no pináculo da animação mundial.
O primeiro filme animado a ser alguma vez feito, foi Humorous Phases of Funny Faces, marcava o calendário o ano de 1906. Este filme animado foi realizado pelo cartoonista de jornais, J. Stuart Blackton, um dos co-fundadores da Vitagraph Company. Foi o primeiro filme animado a utilizar o método da frame única, sendo projectado a 20 frames por segundo.
Gertie o Dinossauro foi o primeiro grande sucesso da carreira de Winsor McCay (1869-1934) Gertie era um brontossauro, criado em 1914, sendo que McCay destacou-se por ter criado a ilusão de movimento em animação, com o desenho a desaparecer e reaparecer no ecrã. Estreou em Fevereiro de 1914 no Palace Theatre em Chicago.
Felix the Cat destacou-se por ter sido o primeiro desenho animado a atingir o estatuto de estrela, durante a época do cinema mudo, surgindo no Pat Sullivan Studios. Criado pelo animador Otto Messmer, os primeiros dois desenhos de Félix, tiveram a duração de cinco minutos, tendo como títulos Feline Follies (1919) e Musical Mews (1919). Messmer dirigiu e animou mais de 175 desenhos do Gato Félix entre 1919 e 1929.
A primeira longa-metragem animada, foi a pouco conhecida Die Abenteuer des Prinzen Achmed , lançada em 1926, sendo realizada pelo alemão, Lotte Reiniger, baseada nas histórias das Mil e Uma Noites.
De mencionar os grandes rivais dos Estúdios Disney, os irmãos Fleischer (Max, Dave, Joe, e Lou). Efectuaram várias inovações, tais como em 1917, Max Fleischer inventou o rotoscópio este é um dispositivo que permite aos animadores redesenhar quadros de filmagens para ser usado em animação. Max Fleischer foi o responsável pela criação do cartoon, Betty Boop, uma boneca provocadora, baseada no ícone Clara Bow e Mae West. Foi apresentada pela primeira vez ao grande público em Dizzy Dishes (1930). Os Fleischers garantiram ainda os direitos sobre o marinheiro devorador de espinafres Popeye, este teve a sua primeira aparição num episódio do desenho de Betty Boop, intitulado, Popeye the Sailor (1933) . O primeiro desenho animado em Technicolor do célebre marinheiro com bíceps desproporcionados foi Popeye the Sailor Meets Sindbad the Sailor em 1936.
Os filmes de Bosko foram a alavanca para a criação dos Looney Tunes, o sucesso que os irmãos Warner otiveram com estes levaram à criação das chamadas Merrie Melodies em 1931. A primeira Merrie Melodie foi Lady, Play Your Mandolin! (1931) , seguindo-se outras de grande sucesso. As animações dos estúdios Warner Bros desafiaram os cânones da Disney, com desenhos, orientados para um público mais generalizado, mais adulto. Entre 1935 e até meio dos anos 40, o director de animação da Warner 'Tex' Avery, foi responsável pela criação de personagens engraçadas, violentas, tresloucadas, rompendo com o stablishment do politicamente correcto, nomeadamente os conhecidos Looney Toones. A sua primeira estrela animada foi o gago Porky Pig. Juntamente com o seu staff, composto por "Friz" Freleng, Bob Clampett e Chuck Jones, Tex Avery criou duas das grandes estrelas da Warner Brothers, Daffy Duck, teve a sua primeira aparição em 1937, em Porky's Duck Hunt , já Bugs Bunny estreou-se em Porky's Hare Hunt (1938), quando pela primeira vez disse a célebre deixa “Eh, what's up, Doc?" pela voz de Mel Blanc.
Falar de animação nesta cronologia e não falar de Walt Disney é algo impossível, até porque ainda hoje estes filmes preenchem o imaginário colectivo de crianças e adultos, trabalhos esses cada vez mais em voga devido à remasterização para formatos Dvd e Blue Ray que tendem cada vez mais a aumentarem o gosto pelo cinema, pela qualidade de imagem e som proporcionados pelo formato, permitindo ao espectador a oportunidade de desfrutar da visualização de obras inesquecíveis ou esquecíveis no conforto do lar. O grande ponto de partida para o mítico estúdio, deu-se em 1928, quando os Estúdios Disney, através de Ub Iwerks (1901-1971) desenvolveram um personagem inspirado no Mortimer Mouse, nomeadamente 'Mickey Mouse'. O primeiro desenha animado deste roedor, ainda hoje em dia famoso, foi lançado a 15 de Maio de 1928, com o título, Plane Crazy (1928) , seguindo-se Steamboat Willie, a 29 de Julho de 1928, e ainda um terceiro, The Gallopin Gaúcho, a 2 de Agosto do mesmo ano dos anteriores. Posteriormente quando estes filmes foram relançados tiveram um êxito estrondoso a nível de bilheteiras. Ao contrário de Portugal onde a animação era incipiente, os Estúdios Disney produziam longas-metragens que permanecem ainda hoje verdadeiras obras-primas, clássicos como Branca de Neve e os Sete Anões (1937), Pinóquio (1939), Fantasia (1941), Dumbo (1941), Bambi (1942), que só na década de 90, do Século XX conheceram concorrência à altura com O Rei Leão, que rivaliza com Bambi no momento mais comovente da animação cinematográfica, se Bambi levou muitas crianças e adultos às lágrimas com a morte da mãe veado, O Rei Leão fez o mesmo com a morte de Mufasa, pai da personagem principal Simba, graças a um ardiloso plano do vilão Scar, tudo acompanhado com uma orquestra emocionante, de destacar ainda os fimes animados da Pixar, como Toy Story, The Incredibles.
Assim pode-se dizer que o cinema português entre as Duas Guerras conheceu uma história bastante pródiga em acontecimentos e desenvolvimentos, tendo de lidar com várias adversidades para se impor. A comparação com realidades diferentes da Portuguesa serviu sobretudo para demonstrar as diferenças existentes entre as mesmas.