31 outubro 2009

Vem aí a sequela de Roger Rabbit


O que poderia ser apenas mais um rumor, ganhou contornos bastante mais sérios quando Robert Zemeckis (realizador de Roger Rabbit, entre outros filmes), confirmou que os roteiristas do original Jeffrey Price e Peter Seaman, encontram-se a trabalhar no roteiro para uma sequela protagonizada pelo tresloucado coelho.
Tendo em conta os efeitos visuais do primeiro filme, e Robert Zemeckis ser um apreciador das novas tecnologias, a sequela será quase de certeza efectuada para potenciar o efeito 3-D nos cinemas, que está cada vez mais em voga.

Podem ver o vídeo em: http://moviesblog.mtv.com/2009/10/30/exclusive-original-roger-rabbit-writers-penning-a-sequel-robert-zemeckis-confirms/.

DVD´S Lançamentos da Semana: (30 de Outubro até 6 de Novembro)

Informação retirada de www.dvdpt.com e www.fnac.pt:



20TH CENTURY FOX

À Noite no Museu 2 ("Night at the Museum: Battle of the Smithsonian")


Formato vídeo: Widescreen 2.35:1 anamórfico
Inglês Dolby Digital 5.1
Extras: ■ 3 Featurettes: “The Curators Of Comedy: Behind the Scenes of Night at the Museum 2”
■ “Historical Confessions: Famous Last Words”
■ “Primate Prima Donnas”





LNK AUDIOVISUAIS

Aquele Querido Mês de Agosto ("Aquele Querido Mês de Agosto") [Mu/Ro] NOV

The Crew - A Organização ("The Crew") [Mi]



PRISVIDEO - EDIÇÕES VIDEOGRÁFICAS


A Turma da Mónica 5 - O Bicho Papão

A Turma da Mónica 6 - A Estrelinha Mágica

Ozie Boo - Série 2 - Festa Para Todos

Ozie Boo - Série 2 - O Circo

Pack Ozie Boo - Série 2 (Festa Para Todos + O Circo)



VC MULTIMÉDIA


Um Mundo Catita ("Um Mundo Catita") [Co/Dr] NOV


DREAMWORKS PICTURES:

Monstros vs Aliens ("Monsters vs Aliens").

Monstros vs Aliens + Boneco de Peluche ("Monsters vs Aliens".





PARAMOUNT HOME ENTERTAINMENT:

Star Trek ("Star Trek")

Star Trek - Edição Especial ("Star Trek"):

Formato vídeo: Widescreen 2.40:1 anamórfico

Inglês Dolby Digital 5.1

Extras: Disco 1
■ Comentários por J.J. Abrams, Bryan Burk, Aalex Kurtzman, Damon Lindelof e Roberto Orci
■ Uma Nova Visão
■ Rell de Gags
Disco 2
■ Cenas cortadas com comentários opcionais
■ Documentários: Avançar Sem Medos, Casting, Aliens, Sonorização
Legendas: Português, Inglês

30 outubro 2009

Estreias da Semana

Estreias da Semana:


This is It:
Documentário sobre os momentos de preparação de Michael Jackson para o regresso triunfante aos palcos, esforço esse que nunca foi visto nos grandes palcos mundiais, pois o cantor faleceu antes de provar ao público que o seu talento não tinha desaparecido durante os anos soturnos que a sua carreira viveu. Dirigido por Kenny Ortega (High School Musical 2 e 3), este limita-se a montar as cenas gravadas durante os ensaios, conseguindo homogeneizar esses trechos desgarrados num documentário que prevê-se ser de sucesso.



The Surrogates:
Realizado por Jonathan Mostow (Terminator 3), e com roteiro de Michael Ferris e John Brancato (dupla de Terminator 3; Terminator Salvation; e Catwoman), Surrogates é uma ficção científica light, não trazendo nada de novo ao género. O filme apresenta um conceito base interessante: Num futuro próximo (2017) os seres humanos estão cada vez mais confinados ao isolamento, fechados em casa, protegidos da insegurança do mundo exterior. Para viver fora do âmbito do privado, utilizam robots substitutos, as máquinas têm uma estética atractiva, dando aos proprietários a possibilidades de serem sedutores, inteligentes e mesmo que o seu Surrogate morra, o proprietário nunca morre, é então que uma brecha no programa altera esta situação e os proprietários dos substitutos passam a correr perigo de vida. Cabe ao agente do FBI, Tom Greer (Bruce Willis), resolver o mistério que envolve a morte do Dr. Lionel Canter. Mais informações só vendo o filme. As críticas ao filme têm sido muito pouco abonatórias, visando todas estas um ponto específico, o desenvolvimento da premissa nunca é bem desenvolvido nem esta chega a ser bem aproveitada.




My Bloody Valentine:
Refilmagem do clássico de terror, com o mesmo título, chega finalmente às salas portuguesas, quando teria feito muito mais sentido se tivesse sido na semana de 14 de Fevereiro, quando é o Dia de São Valentiam. Apesar do atraso em que é exibido, o filme poderá capitalizar o Halloween para trazer ao cinema espectadores que entrem no espírito do dia e procurem alguns sustos, bem como apreciadores do género.
O remake ficou a cargo de Patrick Lussier, colaborador de Wes Craven em vários filmes deste último, tendo realizado filmes como Dracula 2000. Os protagonistas são relativamente conhecidos do grande público, sobretudo Jensen Ackles (o Dean de Sobrenatural) e Jamie King (The Spirit; Fanboys; Garry Unmarried).
Sinopse: Um terrível acidente numa mina, na cidade de Harmony, provocado inadvertidamente por Tom Hardy, causa cinco mortes e um mineiro fica em coma. Passado um ano desse acidente, Harry (o único sobrevivente, que afinal não era assim tão inocente pois matou os outros cinco com uma picareta) acorda do estado de Coma e assassina violentamente 22 pessoas no Dia de São Valentim. Após este festival de sangue é morto pela polícia e enterrado. Tudo pareceria voltar ao normal, no entanto, passados dez anos o terror volta a Harmony, precisamente quando o herdeiro de Tom Hardy regressa…



Outras Estreias da Semana:

BirdWatchers
Sinopse retirada do Sapo: Mato Grosso do Sul, Brasil, hoje. Os fazendeiros têm uma vida rica e cheia de diversão. Possuem plantações transgénicas que se perdem de vista e passam os serões com os turistas vindos para ver os pássaros - Birdwatchers. Contudo, nos limites das suas propriedades cresce o descontentamento por parte dos Índios, antigos proprietários legítimos das terras. O suicídio de mais um jovem da reserva catalisa o conflito entre estes dois mundos opostos. No entanto, reside a "curiosidade do outro". Uma curiosidade que aproximará o jovem aprendiz de xamã, Osvaldo, e a filha de um fazendeiro.



Battle For Terra:


Battle for Terra, é um filme de animação, com contornos de Ficção Científica, realizado por Aristomenis Tsirbas . Sinopse: Após terem esgotado os recursos no seu planeta natal, os humanos precisam de encontrar outro Planeta para sobreviver, é então que resolvem colonizar Terra. No entanto, Terra é um planeta habitado, o que vai conduzir a uma luta entre as duas raças.

29 outubro 2009

'This Is It' atinge os 20,1 milhões de dólares no Primeiro Dia


Apenas no primeiro dia de exibição, o Documentário sobre os últimos ensaios de Michael Jackson, quando o "Rei da Pop" preparava-se para volta a ser "Rei", algo que nunca chegou a acontecer devido à morte da Estrela, atingiu uma bilheteira de 21,1 milhões. O valor foi divulgado pela Variety e apresenta o conjunto total de bilheteiras onde o documentário foi exibido. Foram 7,4 milhões nos Estados Unidos e o restante pertence à bilheteira externa.

Pelo menos um Record já bateu, o de maior abertura de sempre numa Quarta-Feira, nos Estados Unidos.

Let the Bullets Fly


Let the Bullets Fly é o novo projecto de Jiang Wen (director de The Sun Also Rises, e mais recentemente de um segmento para New York, I Love You).

O filme terá no elenco um dos actores asiáticos mais consagrados, Chow Yun-fat (natural de Hong Kong), que interpretará um cruel líder de um gang, apesar da actividade praticada pela personagem, esta terá algumas cenas cómicas, até porque este será um palco para Chow brilhar. Outros actores que se encontram no elenco, já confirmado, são o próprio Jiang Wen, bem como Ge You. Esta será a segunda colaboração entre Ge You e Jiang Wen, mais de dez anos após terem participado no drama "Qin Song"(1996).

Quanto à participação de Chow, o produtor Ma Ke referiu que o actor expressou bastante cedo o interesse por participar no projecto, tendo até reservado a segunda metade de 2009 para participar no mesmo.

Jiang Wen aproveitou a ultima edição do Festival de Cannes para divulgar o projecto, tendo entre outras actividades distribuindo cartazes do Filme. Do pouco que se sabe do filme, ou melhor o que circula pela Internet, é que este será uma comédia de acção, uma espécie de Western asiático, bem ao estilo de Joheunnom nabbeunnom isanghannom (The Good, The Bad and The Weird)de Kim Ji-Woon's.
Há que referir, em jeito de curiosidade, que o roteiro do filme passou por dez revisões até ter chegado ao ideal.

28 outubro 2009

Novo trailer de Alice in Wonderland


Encontra-se on-line o segundo trailer de Alice no País das Maravilhas, realizado por Tim Burton. O trailer inova muito pouco em relação ao primeiro, sendo antes uma remontagem do antecessor.



O filme é uma adaptação efectuada por Tim Burton à obra de Lewis Carrol, onde Alice regressa ao País das Maravilhas, onde esteve enquanto criança. Lá reencontrará velhos amigos, como o Chapeleiro Louco, Coelho Branco, Tweedledee e Tweedledum, e claro o Chesire Cat. Neste regresso Alice irá ter de cumprir aquilo a que está destinada, acabar com o reino de terror da Rainha de Copas.
Estão presentes no elenco do filme, actores com Johnny Depp, Anne Hathaway, Helena Bonham Carter, Crispin Glover, Matt Lucas, Mia Wasikowska, Stephen Fry, Alan Rickman, Michael Sheen, Timothy Spall, Christopher Lee, entre outros.
Tudo isto numa combinação explosiva da Disney com Tim Burton, onde o realizador utiliza um visual muito próximo do expressionismo no que toca à caracterização dos personagens e ambiente do filme.

Estreia dia 30 de Março nos Estados Unidos.

Imagens tiradas no set de Robin Hood disponíveis na Net



O filme Robin Hood, que se encontra a ser filmado, desde Abril deste ano, ganhou novas fotos tiradas no set de filmagens, encontrando-se estas disponíveis no site Zimbio.

A sinopse do filme sofreu várias alterações desde que o filme foi anunciado. A que actualmente circula pelos vários meios é:
Robin Hood regressa a Nottingham após ter participado nas Cruzadas ao lado do Rei Ricardo Coração de Leão. Este regresso não vai ser tão agradável como esperava, indo encontrar a sua terra mergulhada pela corrupção, pelos altos impostos cobrados pelo Xerife local.

Para além de Russel Crow como Robin Hood, estão no elenco:
Danny Huston (Ricardo Coração de Leão):
Matthew Macfadyen (Xerife de Nottingham);
William Hurt (William Marshall);
Cate Blanchett (Maid Marian);
Vanessa Redgrave (Rainha Eleonor);
Oscar Isaac (Rei João);
Mark Strong (Sir Godfrey);
Scott Grimes (Will Scarlett);
Kevin Durand (Little John);
Alan Doyle (Alan Dale).

Robin Hood estreia no dia 14 de Maio de 2010, nos Estados Unidos.

27 outubro 2009

Novo poster de Sherlock Holmes

A mais recente adaptação de "Sherlock Holmes" ao grande ecrã ganhou um novo poster. Neste aparece Sherlock ao lado do seu fiel ajudante Mr.Watson.
Realizado por Guy Ritchie, e protagonizado por Robert Downey Jr (Sherlock Holmes) ,Jude Law (Mr.Watson), Rachel McAdams (Irene Adler) e Mark Strong como o vilão Lord Blackwood.

O filme é inspirado na Graphic Novel de Lionel Wigram intitulada Sherlock Holmes. A obra de Wigram vai trazer algumas alterações à visão mais divulgada do personagem, indo eliminar alguns hábitos vitorianos, colocando um maior enfoque na ação, contendo inclusive elementos presentes nos primeiros textos de Arthur Conan Doyle com o personagem, como a sua habilidade em desportos como boxe e esgrima.

O filme estreia no dia 25 de Dezembro, nas salas de cinema norte-americanas.

25 outubro 2009

Primeira foto oficial de Esquadrão Classe A

Saiu a primeira foto da aguardada adaptação da série de sucesso nos anos 80. Na imagem podemos ver Bradley Cooper como Lt.Templeton Peck, Quinton Jackson como "B.A." Baracus (anteriormente interpretado com Mr.T), Sharlto Copley como Capitão Murdock, e por fim Liam Neeson como John "Hannibal" Smith. Outro nome bastante conhecido (sobretudo pelo público masculino) é Jessica Biel. O filme é realizado por Joe Carnahan, tendo estreia prevista nos Estados Unidos para 11 de Junho de 2010.



Entre os produtores da série encontra-se Stephen J. Cannell, criador da série. A série girava em torno de um grupo de quatro veteranos da Guerra do Vietname que são condenados à prisão por um crime que não cometeram. Após conseguirem fugir tornam-se mercenários e passam a resolver crimes de forma secreta, com base de operações em Los Angeles, sempre no (agora) clássico Furgão preto.

P.S.
Aproveitem e confiram esta imagem de Quinton Jackson Como B.A.:






Cumprimentos

Box Office de dias 23-25 de Outubro, 2009

Mais um final de Domingo e mais um resultado do Box Office Norte-Americano que sai. Numa semana onde as estreias desapontaram, coube a Paranormal Activitie compravar o seu estatuto de sleeper hit e galgar para o primeiro lugar da tabela, um mês depois de ter estreado em circuito limitado. Os motivos para este sucesso devem-se a vários factores, como a divulgação boca a boca, divulgação em massa pela Internet com publicidade viral, e uma história cativante, que levaram o filme a atingir 22 milhões de dólares de bilheteira em quase 2000 salas, atingindo um cumulativo de 62,477 milhões de dólares, se tivermos em conta que o filme custou apenas 13 mil dólares para ser realizado, o resultado ganha contornos fantásticos. Este sucesso já leva a que fale numa sequela (que provavelmente custará muito mais a nível orçamental).

O segundo lugar ficou para Saw VI, que alcançou 14,8 milhões de dólares, número que ultrapassa o orçamento do filme, mas que não o salva do estigma de ser a abertura mais baixa da franquia, e de as críticas serem generalizadas em como de filme para filme a cine-série gore baixar os padrões de qualidade.

O terceiro lugar ficou para Where the wild things are, com uma queda de 56%, não confirmando as expectativas geradas pelas receitas da primeira semana.

Quanto às estreias da semana (para além de Saw VI que já foi referido):

A adaptação de Astro Boy para o grande ecrã atingiu números bastante desapontantes, seguindo a linha de que nem todos os animês de sucesso conseguem dar-se bem na transição para o grande ecrã (veja-se o fracasso Speed Racer). Astro Boy atingiu 7 milhões de dólares, o que e muito pouco se tivermos em conta os 65 milhões de orçamento (fora os custos em publicidade).

Quanto à adaptação de uma colectânea de livros de Darren Shan, Cirque du Freak: The Vampire's Assistant, dirigida por Paul Weitz, ficou em oitavo lugar, alcançado apenas 6,348 milhões de dólares, se tivermos em conta o elevado orçamento e ter sido um dos filmes presente em mais salas de cinema, torna o resultado um fracasso para a Universal.

Já Amelia, biopic realizada por Mira Nair's e protagonizada por Hilary Swank atingiu 4 milhões de dólares em apenas 818 salas, números bastante significativos que poderão levar a uma expansão do número de salas.

Aqui estão as estimativas apresentadas pelos estúdios segundo o Box Office Mojo:


Cumprimentos

Entrevista de Kristen Bell (Astro Boy) ao SuperHeroHype

Kristen Bell concedeu uma pequena entrevista ao site http://superherohype.com, onde comenta sobre a sua participação no filme e não só.

Entrevista:



Astro Boy é adaptado da manga criada por Osamu Tezuka, esta é passada num ambiente futurista, onde humanos e cyborgs convivem lado a lado. Com a morte do seu filho, Dr.Tenma resolve criar um robô para o substituir, mas cedo percebe que Astro não poderá nunca substituir a perda. É então que abandona Astro ao seu destino, até este ser adoptado pelo Professor Ochanomizu, que ensina ao jovem robô as diferenças entre o bem e o mal, o certo e o errado e como deve aplicar os seus poderes ao serviço de fins benéficos.

Trailer do Filme:

24 outubro 2009

DVD´S Lançamentos da Semana:

Lançamentos da semana segundo o site http://www.dvdpt.com:

ATALANTA FILMES / CLAP FILMES
La Caja - Quatro Mulheres e Um Morto ("La Caja")

20TH CENTURY FOX
X-Men Origens - Wolverine ("X-Men Origins: Wolverine") [Ac/Fi/Th] NOV
X-Men Origens: Wolverine - Edição Especial ("X-Men Origins: Wolverine") [Ac/Fi/Th] N
X-Men - Tetralogia (X-Men 1.5 + 2 + Confronto Final + Origens: Wolverine) [Ac/Fi/Th] N

Estévez Seven

A Outra Face da Broadway ("Broadway Damage") [Co/Mu/Ro] NOV
Esmagado Pelo Amor ("Floored by Love") [Dr] NOV
Pack Linde y Ribera - A Aventura da Caça ("Coleccion DVD Linde y Ribera") [Do] NOV


LNK AUDIOVISUAIS
A Malta das TI - Versão 1.0 & Versão 2.0 ("The IT Crowd") [Co] NOV

MIDAS FILMES

2 Horas na Vida de Uma Mulher ("Cléo de 5 à 7") [Co/Dr] NOV
Sem Eira nem Beira ("Sans Toit Ni Loi") [Dr] NOV
Colecção Agnès Varda (Sem Eira nem Beira + 2 Horas na Vida de Uma Mulher) [] N

PRISVIDEO - EDIÇÕES VIDEOGRÁFICAS

Allo Allo! - Serie 7 Completa ("'Allo 'Allo!") [Co] NOV
Black Adder - A Edição Definitiva Remasterizada ("The Black Adder") [Co] NOV

SONY PICTURES

Anaconda - Rasto de Sangue ("Anaconda 4: Trail of Blood") [Ac/Te]
Anjos e Demónios - Versão Alargada ("Angels & Demons") [Dr/Mi/Th] NOV
Anjos e Demónios - Versão Alargada 2 discos ("Angels & Demons") [Caixa Metálica] [Dr/Mi/Th] N
Choque de Gerações ("I Never Sang for My Father") [Dr] NOV
O Preço da Vida ("Not Easily Broken") [Dr/Ro] NOV
Os Domingos de Cybele ("Les Dimanches de Ville d'Avray") [Dr] NOV
Pack Anjos e Demónios + O Codigo Da Vinci ("") [Dr/Mi/Th] NOV

UNIVERSAL PICTURES PORTUGAL

Batalha no Espaço - Galactica - Série 4B ("Battlestar Galactica") [Fi/Ac/Av/Dr/Mi] NOV
Estradas de Fogo ("Streets Of Fire") [Ac/Ro/Mu/Av] NOV

VC MULTIMÉDIA
(VALENTIM DE CARVALHO)

O Contrato Humano ("The Human Contract") [Dr] NOV

LUSOMUNDO
As Minhas Estrelas ("Mes Stars et Moi") [Co] NOV
Batalha em Seattle ("Battle in Seattle") [Ac/Dr] NOV
Big Stan o Frenético do Kung Fu ("Big Stan") [Ac/Co] NOV
Che - 1ª Parte - O Argentino ("Che: Part One") [Dr/Gu] NOV
Che - 2ª Parte - Guerrilha ("Che: Part Two") [Dr/Gu] NOV
Pack Che (1ª Parte + 2ª Parte) ("Pack Che: Part One + Part Two") [Dr/Gu] NOV
Box Che Edição Limitada (O Argentino + Guerrilha + Chevolução + Booklet) [Dr/Gu]
Go Fast - Tráfico a Alta Velocidade ("Go Fast") [Ac/Th] NOV
Loira Ambiciosa ("Blonde Ambition") [Co/Ro] NOV
No Limite do Amor ("The Edge of Love") [Dr/Ro/Gu] NOV
Os Insubmissos ("Les Insoumis") [Ac/Mi/Th] NOV
Zack e Miri Fazem um Porno ("Zack and Miri Make a Porno") [Co/Dr/Ro]
Zack e Miri Fazem um Porno - Edição Especial ("Zack and Miri Make a Porno") [Co/Dr/Ro] N


Escolham bem.
Cumprimentos

23 outubro 2009

Shaolin


Encontra-se em produção Shaolin, épico Chinês que conta com a participação de Wu Jing, Andy Lau e Nicholas Tse nos papeis principais e um cameo de Jackie Chan. A direcção fica a cargo de Benny Chan (Bo chi tung wah), não havendo ainda informação sobre o roteirista.

Sinopse: A China encontra-se mergulhada por confrontos entre senhores da guerra feudais que pretendem expandir o seu poder através do aumento das suas possessões territoriais, conseguindo isso às custas das terras vizinhas. No meio deste cenário está o jovem e arrogante Hao Jie, que após a sua família ter os seus bens expropriados pelos senhores da guerra, decide refugiar-se num templo Budista, neste juntamente com os mestres Shaolin decidem rebelar-se contra os opressores.

Uma das curiosidades sobre o filme, é que este vai ser rodado num templo Shaolin verdadeiro e não num estúdio, pelo que os figurantes presentes no filme serão mesmo monges.

IN:
http://www.wu-jing.org/happenings/archives/686-Benny-Chan-to-Direct-New-Shaolin-Temple.html
http://www.fareastfilms.com/newsPage/Cast-Confirmed-For-Benny-Chan-s-Shaolin-1312.htm
http://www.cinemaemcena.com.br/Ficha_filme.aspx?id_noticia=31305&id_filme=9957&aba=cinenews

O fenómeno Paranormal Activity

Dois anos após ter sido apresentado pela primeira vez no Screamfest Film Festival (no dia 14 de Outubro de 2007), Paranormal Activity percorreu um longo caminho de divulgação por Festivais e Mostras de cinema até chegar ao sucesso comercial que está a ter nas ultimas semanas.
O filme estreou em circuito comercial a 25 de Setembro, com um número de salas bastante limitado (apenas 12) facturando 77,873 dólares número bastante expressivo tendo em conta o reduzido número de salas onde foi exibido. Na semana seguinte deu-se um aumento do número de salas onde foi exibido passando para 33 salas, onde obteve uma receita de 532,242 dólares, números impressionantes.
O número de salas onde o filme tem sido exibido tem aumentado substancialmente (mas nunca passando os 3 dígitos), tendo a 21 de Outubro uma bilheteira total de 38,564,750 dólares.

O enredo do filme e a forma como foi filmado é bastante comparado com os filmes The Blair Witch Project e REC. Com um orçamento bastante insignificante para os padrões hollywoodanos de 11 mil dólares e filmado em apenas uma semana, o filme centra-se num casal que tem experiências paranormais na nova casa onde vão viver.
O filme dirigido por Oren Peli, tornou-se assim um fenómeno de rentabilidade e de sucesso mediático, vamos ver até quando este vai durar.

Trailer do Filme:

Outubro/Novembro - JEANNE BALIBAR NA CINEMATECA


Segundo o anunciado no site da Cinemateca, Jeanne Balibar estará presente na mesma durante alguns dias do mês de Outubro e Novembro para apresentar não só o filme de Pedro Costa "Ne Change Rien", mas também mais cinco sessões.

E aqui está a noticia disponível no site da Cinemateca :

"Especialmente convidada para acompanhar a sessão da ante-estreia portuguesa do filme de Pedro Costa "Ne Change Rien" que se realiza na Cinemateca no dia 30 Outubro, a actriz francesa Jeanne Balibar vai apresentar as outras cinco sessões da "carta branca" que a Cinemateca lhe propôs e que decorrerão entre 27 de Outubro e 3 de Novembro.

Intitulada "Saudação a Jeanne Balibar", a carta branca é composta por filmes protagonizados pela actriz e inclui, além do filme de Costa, o Rivette em que Balibar contracena com Guillaume Depardieu ("Ne Touchez Pas la Hache", dia 27 de Outubro, às 21h30), um dos filmes em que foi dirigida por Jean-Claude Biette ("Saltimbank", dia 28 de Outubro, às 21h30), um título de Pierre Léon ("L'Idiot", dia 2 de Novembro, às 21h30) e um outro de Mathieu Amalric ("Mange ta Sooupe", dia 3, às 21h30).

A presença em Lisboa de Jeanne Balibar conta com o apoio da Festa do Cinema Francês. As sessões de "Ne Change Rien" e "L'idiot" marcam também a abertura da programação de cinema do Festival Temps d'Images, a decorrer na Cinemateca durante a primeira semana de Novembro. Ambas contarão ainda com a presença dos seus respectivos realizadores, Pedro Costa e Pierre Léon."

Sobre os primórdios do Cinema de Animação em Portugal e USA

Com a realização do filme “O Pesadelo de António Maria”, inicia-se em Portugal o cinema de animação. Este filme de animação estreou em 25 de Janeiro de 1923 no Éden-Teatro, em Lisboa, consistia numa sátira política sobre António Maria da Silva, um dos mais destacados líderes republicanos (foi chefe de governo por seis vezes, encontrando-se nestas funções quando se deu o Ditadura Militar em 28 de Maio de 1926). Foi apresentado na época pelo Diário de Noticias como "um filme cómico da mais flagrante actualidade" , tendo como temática, as posições do chefe de Governo face à conjuntura nacional e a sua relação com Afonso Costa. O filme era mudo, no entanto recorreria a vozes ao vivo, tendo sido ilustrado e realizado por Joaquim Guerreiro, desenhador periódicos, como O Século; Ilustração Portuguesa; O Zé; e A Sátira.
Seguem-se alguns filmes, tais como, Tip Top (1925), “Uma história de Camelos” (1930). A 1 de Junho de 1931, estreia, A Lenda de Miragaia, esta era a primeira produção portuguesa de silhuetas animadas, permanecendo ainda hoje como o único do seu género a nível nacional. As condições para a produção do mesmo não foram as melhores, nomeadamente, um barracão alugado no Campo Grande, contando com a ajuda de um operador estrangeiro radicado em Portugal, Thomas Mary Rossel, o filme, legendado, apostava em cenas curtas, tendo 400 metros de extensão, onde estavam inseridos 24,800 fotogramas. A acrescer a essas dificuldades, encontrava-se ainda o pouco conhecimento sobre a matéria, Raul Faria da Fonseca, um dos autores juntamente com António Cunhal, sublinhava que "nunca vimos nenhum filme de silhuetas animadas. Nada há escrito sobre o assunto. Nada há que nos sirva de guia". À porta do barracão encontrava-se o letreiro com o nome da produtora: Ulyssea Filme, tendo o filme animado, sido distribuído pela Sociedade Universal de Super-filmes (SUS). Após um período pouco criativo, surge, já na época do cinema sonoro, O Boneco Rebelde em 1941/42 e Automania de Servais Tiago em 1943, que ganha o Galo de Ouro e o 1º prémio da casa Pathé. Com As Palavras de Salazar, obra de Adolfo Coelho, datada de 1946, onde, é mesclada realidade e animação, sendo reunidas em 55 metros de fita algumas das palavras do Presidente do Conselho, dá-se o fim da primeira idade da animação portuguesa.
É de realçar que ainda em pleno século XXI, o cinema de animação português não conseguiu alcançar um turning point, que o fizesse competir com as produções internacionais, sejam elas Norte-Americanas, Asiáticas ou até na própria Europa, onde a França se tem destacado. Os trabalhos na animação limitam-se praticamente à dobragem de filmes estrangeiros e à criação de clips para a televisão, dos quais se pode destacar o Vitinho, o rapazito da Miluvit que marcou uma geração e conseguiu até ter algum sucesso em merchandising através da criação de bonecos e almofadas, mas nada comparado com a FunAnimation que utilizou a produção de animações como forma de vender action figures para o mercado, através da Hasbro como por exemplo, He-Man, Transformers, G.I. Joe, entre outros, que tinham lançados novos personagens em cada episódio mais para vender e não para incrementar a narrativa.
Importa referir como era o panorama do cinema de animação, a nível internacional, sobretudo nos Estados Unidos da América, pela importância que granjeou na época, podendo-se considerar no pináculo da animação mundial.
O primeiro filme animado a ser alguma vez feito, foi Humorous Phases of Funny Faces, marcava o calendário o ano de 1906. Este filme animado foi realizado pelo cartoonista de jornais, J. Stuart Blackton, um dos co-fundadores da Vitagraph Company. Foi o primeiro filme animado a utilizar o método da frame única, sendo projectado a 20 frames por segundo.
Gertie o Dinossauro foi o primeiro grande sucesso da carreira de Winsor McCay (1869-1934) Gertie era um brontossauro, criado em 1914, sendo que McCay destacou-se por ter criado a ilusão de movimento em animação, com o desenho a desaparecer e reaparecer no ecrã. Estreou em Fevereiro de 1914 no Palace Theatre em Chicago.
Felix the Cat destacou-se por ter sido o primeiro desenho animado a atingir o estatuto de estrela, durante a época do cinema mudo, surgindo no Pat Sullivan Studios. Criado pelo animador Otto Messmer, os primeiros dois desenhos de Félix, tiveram a duração de cinco minutos, tendo como títulos Feline Follies (1919) e Musical Mews (1919). Messmer dirigiu e animou mais de 175 desenhos do Gato Félix entre 1919 e 1929.
A primeira longa-metragem animada, foi a pouco conhecida Die Abenteuer des Prinzen Achmed , lançada em 1926, sendo realizada pelo alemão, Lotte Reiniger, baseada nas histórias das Mil e Uma Noites.
De mencionar os grandes rivais dos Estúdios Disney, os irmãos Fleischer (Max, Dave, Joe, e Lou). Efectuaram várias inovações, tais como em 1917, Max Fleischer inventou o rotoscópio este é um dispositivo que permite aos animadores redesenhar quadros de filmagens para ser usado em animação. Max Fleischer foi o responsável pela criação do cartoon, Betty Boop, uma boneca provocadora, baseada no ícone Clara Bow e Mae West. Foi apresentada pela primeira vez ao grande público em Dizzy Dishes (1930). Os Fleischers garantiram ainda os direitos sobre o marinheiro devorador de espinafres Popeye, este teve a sua primeira aparição num episódio do desenho de Betty Boop, intitulado, Popeye the Sailor (1933) . O primeiro desenho animado em Technicolor do célebre marinheiro com bíceps desproporcionados foi Popeye the Sailor Meets Sindbad the Sailor em 1936.
Os filmes de Bosko foram a alavanca para a criação dos Looney Tunes, o sucesso que os irmãos Warner otiveram com estes levaram à criação das chamadas Merrie Melodies em 1931. A primeira Merrie Melodie foi Lady, Play Your Mandolin! (1931) , seguindo-se outras de grande sucesso. As animações dos estúdios Warner Bros desafiaram os cânones da Disney, com desenhos, orientados para um público mais generalizado, mais adulto. Entre 1935 e até meio dos anos 40, o director de animação da Warner 'Tex' Avery, foi responsável pela criação de personagens engraçadas, violentas, tresloucadas, rompendo com o stablishment do politicamente correcto, nomeadamente os conhecidos Looney Toones. A sua primeira estrela animada foi o gago Porky Pig. Juntamente com o seu staff, composto por "Friz" Freleng, Bob Clampett e Chuck Jones, Tex Avery criou duas das grandes estrelas da Warner Brothers, Daffy Duck, teve a sua primeira aparição em 1937, em Porky's Duck Hunt , já Bugs Bunny estreou-se em Porky's Hare Hunt (1938), quando pela primeira vez disse a célebre deixa “Eh, what's up, Doc?" pela voz de Mel Blanc.
Falar de animação nesta cronologia e não falar de Walt Disney é algo impossível, até porque ainda hoje estes filmes preenchem o imaginário colectivo de crianças e adultos, trabalhos esses cada vez mais em voga devido à remasterização para formatos Dvd e Blue Ray que tendem cada vez mais a aumentarem o gosto pelo cinema, pela qualidade de imagem e som proporcionados pelo formato, permitindo ao espectador a oportunidade de desfrutar da visualização de obras inesquecíveis ou esquecíveis no conforto do lar. O grande ponto de partida para o mítico estúdio, deu-se em 1928, quando os Estúdios Disney, através de Ub Iwerks (1901-1971) desenvolveram um personagem inspirado no Mortimer Mouse, nomeadamente 'Mickey Mouse'. O primeiro desenha animado deste roedor, ainda hoje em dia famoso, foi lançado a 15 de Maio de 1928, com o título, Plane Crazy (1928) , seguindo-se Steamboat Willie, a 29 de Julho de 1928, e ainda um terceiro, The Gallopin Gaúcho, a 2 de Agosto do mesmo ano dos anteriores. Posteriormente quando estes filmes foram relançados tiveram um êxito estrondoso a nível de bilheteiras. Ao contrário de Portugal onde a animação era incipiente, os Estúdios Disney produziam longas-metragens que permanecem ainda hoje verdadeiras obras-primas, clássicos como Branca de Neve e os Sete Anões (1937), Pinóquio (1939), Fantasia (1941), Dumbo (1941), Bambi (1942), que só na década de 90, do Século XX conheceram concorrência à altura com O Rei Leão, que rivaliza com Bambi no momento mais comovente da animação cinematográfica, se Bambi levou muitas crianças e adultos às lágrimas com a morte da mãe veado, O Rei Leão fez o mesmo com a morte de Mufasa, pai da personagem principal Simba, graças a um ardiloso plano do vilão Scar, tudo acompanhado com uma orquestra emocionante, de destacar ainda os fimes animados da Pixar, como Toy Story, The Incredibles.
Assim pode-se dizer que o cinema português entre as Duas Guerras conheceu uma história bastante pródiga em acontecimentos e desenvolvimentos, tendo de lidar com várias adversidades para se impor. A comparação com realidades diferentes da Portuguesa serviu sobretudo para demonstrar as diferenças existentes entre as mesmas.

22 outubro 2009

Rumor para mais uma trilogia de Star Wars


O universo de fanáticos (nome simpático para não dizer nerds) pela ficção científica volta a abalar com a notícia de uma possível trilogia da saga de Star Wars. Após os episódios IV; V; VI, George Lucas resolveu voltar à franquia e dar aos fãs as prequelas sobre como Anakin Skywalker cede perante o lado negro da força e se torna Lord Vader ou melhor Darth Vader e todo o enredo que possibilita a ascensão de Palpatine.
Hoje, dia 22 de Outubro o blog MarketSaw (fonte que costuma dar informações muitas das vezes fiáveis sobre Avatar (James Cameron) anuncia que uma nova trilogia poderá acontecer tendo como realizadores Steven Spielberg e Francis Ford Coppola. Ora bem eu sei que a notícia tem 99,9% de hipóteses de ser um boato infundado, mas é um boato que a acontecer seria muito bom para revigorar a franquia após uma série de prequelas nem sempre bem conseguidas (sim estou a falar do Episode I).

Cumprimentos

Segundo Trailer de The Wolfman

Já está on-line o trailer do filme The Wolfman, remake dos clássicos filmes de terror da Universal, agora com Benício del Toro no papel imortalizado por Lon Chaney Jr. O clássico será refilmado por Joe Johnston (Jurassic Park III; Hidalgo) e tem data de estreia prevista para 10 de Fevereiro (EUA).

Promoção de Dvd´s nas Lojas Fnac

As Lojas Fnac estão a efectuar uma promoção de Dvds onde mais de 100 títulos se encontram a 5 euros, sendo que na compra de 5 Dvds um é oferecido. Como em muitas destas promoções que varrem as grandes lojas do País, como Jumbo, Continente, El Corte Inglés, Worten, etc, muitos destes títulos são puro trash e muito dificilmente nem a 5 euros a FNAC conseguirá efectuar o escoamento do stock. No entanto, alguns títulos valem a pena, apesar de muitas das edições estarem limpas de extras ou puramente marteladas parecendo por vezes as edições lançadas nos jornais e nas revistas.

Quanto a mim já aproveitei a promoção, adquiri:
Bom Dia, de Yasujiro Ozu
A Flor do Equinócio, de Yasujiro Ozu
O Conto dos Crisântemos Tardios, de Kenji Mizoguchi
As Irmãs de Gion, de Kenji Mizoguchi
A Ilha do Tesouro, de John Hough e que conta com a presença de Orson Welles como Long John Silver.

Quanto aos outros títulos disponíveis poderão encontrar no site da fnac.

Cumprimentos

Estreias da Semana

Hoje, dia 22 de Outubro, mais uma leva de filmes chega aos cinemas portugueses, com especial destaque para The Informant; Love Happens e Disgrace.

The Informant é o trabalho mais recente de Steven Soderbergh, após a sua passagem pelo universo dos "filmes independentes" (nomeadamente The Girlfriend Experience), que conta com Matt Damon no papel principal.
O enredo gira em torno de Mark Whitacre, uma figura importante dentro da Archer Daniels Midland (ADM), que denuncia ao FBI as actividades ilegais da empresa. Apesar de inicialmente mostrar-se um activo valioso, as suas constantes mudanças de comportamento ameaçam o processo contra a ADM, porque os agentes do FBI começam a não conseguir decifrar o que é real e o que é produto da imaginação de Whitacre. Um filme com um conceito bastante interessante, recheado de humor negro onde o conceito de ficção e realidade é colocado à prova.


Love Happens é uma comédia romântica realizada por Brandon Camp (estreia na direcção), e que conta como par romântico Jennifer Aniston (a eterna Rachel da série Friends) e Aaron Eckhart (Harvey Dent em The Dark Knight). Numa breve sinopse:
Burke (
Aaron Eckhart) é um viúvo que escreve livros de auto-ajuda para pessoas que se encontram na mesma situação. Quando chega a Seattle para dar um dos seus seminários encontra a mulher que o poderá ajudar a ultrapassar os seus próprios fantasmas.
O filme facturou cerca de 8.5 milhões de dólares nas bilheteiras Norte-Americanas, sendo uma das piores estreias da carreira de Aniston nos últimos anos.




Disgrace:
Este filme exibido pela primeira vez no Canadá em 2008, no Toronto Film Festival é uma das minhas escolhas da semana para visitar as salas de cinema. O filme tem uma pontuação de 6.9 no IMDB, em 531 votantes. Realizado por Steve Jacobs e tendo como figura mais conhecida do elenco John Malkovich, o filme tem passado por vários festivais de cinema, mas nunca se impondo no mainstream Norte-Americana, passando sempre por circuitos restritos.
Quanto à sinopse vou deixar à disposição a que se encontra no Sapo:
David Lurie é um professor de poesia romântica, divorciado, na África do Sul pós apartheid. Os seus dias dividem-se entre as visitas a Soraya, uma call girl da Malásia e a preocupação com a segurança da sua filha lésbica Lucy, que vive numa quinta distante. David, como homem privilegiado, abusa da sua posição académica e envolve-se com uma estudante, Melanie Isaacs. David é forçado a demitir-se devido a um inquérito, realizado pela universidade, em que ele não se defende. Vai para a quinta de Lucy, onde Petrus, um trabalhador negro, ajuda. David trata das flores, e para agradar Lucy, voluntaria-se para uma clínica veterinária. Quando três negros desconhecidos atacam violentamente David e violam Lucy, Petrus não está presente e David não a consegue defender. Imediatamente suspeita de Petrus… A solução radical de Lucy face à sua gravidez é ficar com o bebé e partilhar a sua terra com Petrus, em troca da sua protecção. David é levado ao limite como pai e como homem.

As outras estreias da semana são:
O Eco de Yam Laranas; e Playboy Americano de David Mackenzie, estrelado por Ashton Kutcher (o namorado da Demi Moore).

Boa ida ao Cinema.

A.

Projecto de Ridley Scott salta da gaveta

Após vários anos na gaveta (nomeadamente desde 200&), Gucci, vai sair do papel. Depois de American Gangster e de Body of Lies, Ridley Scott vai desenvolver a biopic de uma das famílias mais famosas do Mundo da moda internacional. Um dos destaques no elenco da longa-metragem será Angelina Jolie (Wanted), que está em negociações para interpretar a protagonista do filme.

A história será ambientada nas décadas de 70 e 80, altura em que a família Gucci construiu um império com mais de 150 lojas, que geravam cerca de 500 milhões de dólares anuais. Por detrás da fama e do dinheiro escondia-se uma rede de vinganças e assassínios, como o assassinato de Maurizio Gucci, morto na entrada da sua habitação em Milão por assassinos contratados pela ex-esposa, Patrizia Reggiani, que mais tarde foi condenada a 29 anos de prisão.

Segundo o noticiado pela Variety, Angelina Jolie está escalada para viver Reggiani e pode ser que Maurizio Gucci venha a ser interpretado por Leonardo DiCaprio (Body of Lies), ainda que nada esteja acertado.

As filmagens devem se iniciadas em 2010, sendo a data de estreia ainda indefinida.

Adições no Elenco de Social Network

The Social Network, filme que será dirigido por David Fincher (Seven; Zodiac), ganhou mais adições para o elenco.

Segundo o roteirista Aaron Sorkin (The West Wing; Studio 60), entre os actores contratados estão Armie Hammer, Max Minghella, Rooney Mara, Dakota Johnson, Brenda Song e Josh Pence. Desconhece-se o papel de cada um destes, à excepção de Hammer, que viverá os gémeos Cameron e Tyler Winklevoss, que processaram Mark Zuckerberg por quebra de contrato oral e por ter copiado a ideia e o código-fonte da rede social dos Winklevoss, o ConnectU.

O filme será uma adaptação do livro de Ben Mezrich The Accidental Billionaires: The Founding of Facebook, a Tale of Sex, Money, Genius and Betrayal, que mostra como Zuckerberg e Eduardo Saverin, dois nerds desajustados socialmente, fundaram o Facebook enquanto faziam faculdade em Harvard, em meio a sexo, dinheiro, traição e genialidade.

O filme começa a ser rodado este mês em Boston e depois passará para Los Angeles. A produção do filme é da Columbia Pictures.

Bem vindos

O nome da url do Blog (Bogie Cinema) deve-se à alcunha que foi dada a Humphrey Bogart, o meu actor preferido, sendo o título do Blog: Rick´s Cinema inspirado no Rick´s Café Américaine.
Neste Blog irão ser colocadas sempre que possível notícias sobre Cinema ou relacionadas com o tema, bem como críticas a alguns filmes.
Espero que venham visitar o Rick´s Cinema.
Cumprimentos